Brasil pretende exportar mais café torrado

Determinada a ampliar os índices de industrialização do café nacional, a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) estabeleceu meta de elevar as exportações do grão torrado e moído. A expectativa é alcançar, no prazo de cinco anos, os níveis de venda externa do café solúvel.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Determinada a ampliar os índices de industrialização do café nacional, a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) estabeleceu meta de elevar as exportações do grão torrado e moído. A expectativa é alcançar, no prazo de cinco anos, os níveis de venda externa do café solúvel.

Embora o Brasil seja o maior produtor mundial de café, atualmente 90% das exportações são em forma de grão cru. Em 2010, apenas 0,28% dos 33,2 milhões de sacas embarcadas pelo país era de café torrado. Já as exportações de café solúvel - que também podem crescer bem mais na avaliação da Abic - fecharam 2010 com 3,34 milhões de sacas vendidas, ou 10,3% do total.

A intenção de aumentar a exportação do café torrado é também uma cobrança da presidente Dilma Rousseff. A exemplo do setor mineral, ela quer que o país agregue valor ao café antes de exportá-lo. O recado da presidente foi dado ao presidente da Abic, Américo Sato, em reunião no Ministério da Fazenda.

Sato disse acreditar no aumento das vendas de café torrado, mas espera que o governo ajude a abrir novos mercados, principalmente na Ásia e no Oriente Médio. Segundo ele, é preciso ir além do mercado europeu, que sempre colocou barreiras para o café industrializado brasileiro. As tarifas de importação são de 9% (solúvel) e 10% (torrado).

As informações são do jornal Folha de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.