ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil pode perder poder de voto na Organização Internacional do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2015

3 MIN DE LEITURA

4
0
Da redação

Até o dia 30 de setembro, último do prazo para quitar a taxa anual paga pelo Brasil à Organização Internacional do Café (OIC), o Governo ainda não havia feito o pagamento. “No mais importante evento de café do mundo, a delegação brasileira vive uma situação constrangedora e inédita. O risco do Brasil não ter assento, nem voz e voto na reunião anual da OIC é uma tragédia para nossa cafeicultura”, lamentou o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), que viajou à Milão, na Itália, para o Fórum Global do Café e 115ª Sessão do Conselho Internacional da OIC.

O não pagamento da taxa implicaria no poder de decisão do Brasil, maior produtor e exportador global de café verde, em votações da OIC. “De acordo com o estatuto da entidade, quem está inadimplente não pode participar da reunião. O valor devido pelo Brasil equivale a apenas 3 mil sacas de café. O constrangimento é ainda maior porque um brasileiro, Robério Silva, é o presidente da Organização”, comenta Melo.


Na manhã desta quinta-feira (1/10), o CaféPoint entrou em contato com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – responsável pelo repasse da taxa à Organização. “Estava em aberto mesmo esse pagamento devido ao mal momento econômico. O Governo estava estudando como faria e havia a expectativa de que o pagamento seria realizado nesta última terça-feira (30/9), contudo não foi efetivado”, informou a assessoria do Ministério do Planejamento.

Evair de Melo (PV/ES), que também atua como secretário da Frente Parlamentar do Café, afirmou, ainda, que anteriormente tentou, em contato com o Conselho Nacional do Café (CNC), e a Secretaria de Polícia Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, solucionar a questão. “Apesar da boa vontade da ministra Katia Abreu, as coisas não andaram”, pontuou. Em segunda tentativa, o parlamentar se dirigiu ao governador do estado do Espírito Santo, Paulo Hartung. “Recebi dele (Paulo Hartung) a notícia de que tratou pessoalmente o assunto com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e foi resolvido. É uma vergonha a equipe econômica do Governo Federal não ter noção do significado dessa situação. O café não merece. Temos fundo próprio, o Funcafé, que atualmente acumula quase R$ 6 bilhões”, afirmou o deputado em sua página pública em rede social, na tarde de terça-feira (30/9).

Foto: Reprodução / Facebook Evair Vieira de Melo
Foto: Reprodução / Facebook Evair Vieira de Melo

Até o fechamento desta matéria, no entanto, o CaféPoint não recebeu o retorno do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão sobre o pagamento da taxa à OIC e o novo prazo para quitação da taxa.


ATUALIZAÇÃO em 2 de outubro de 2015 – 15:50

De acordo com o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), ainda nesta quinta-feira (1/10), 70% do valor dessa dívida foi pago. O parlamentar, que é membro do Conselho Nacional do Café (CNC), afirmou, ainda, que seu apelo ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, levou o pedido até o Governo Federal. “Ontem, o governador tratou pessoalmente sobre o assunto com o vice-presidente, Michel Temer, e com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que confirmou a autorização do pagamento. Hoje, o Governo brasileiro fez o repasse parcial”.

“A equipe econômica sequer leva em consideração que o café dispõe de um fundo próprio, o Funcafé, que atualmente acumula quase R$ 6 bilhões. Milhares de famílias se dedicam a produzir com qualidade, em aproximadamente 2 mil municípios brasileiros, reunidas em associações e cooperativas em 15 estados do país, fazendo do Brasil o maior produtor e exportador de café do planeta. Isso é um desrespeito por tudo que os cafeicultores já fizeram e fazem pelo país”, destacou o deputado.

Segundo informações do deputado, além de deixar de ter direito a voto, participação nos comitês e a presidência do Conselho dos Produtores, o Brasil também pode perder a presidência da OIC, hoje ocupada por Robério Oliveira Silva. De acordo com Evair de Melo, o embaixador Fred Arruda está cuidando do assunto e, nesta sexta-feira (2/10), ainda deve haver mais informações sobre a situação da representação brasileira na Organização Internacional do Café.

________________________________________________________________

CONFIRA a entrevista exclusiva que o Ministério da Agricultura concedeu ao CaféPoint, esclarecendo dúvidas sobre a questão da dívida com a OIC.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIAS KALLAS

POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/10/2015

Atrasos como este já são rotina no nosso governo (ou desgoverno). Há pouco deixaram de pagar taxas de transporte  em visita oficial aos EE UU , foi preciso ameaças da firma transportadora de entrar na justiça para receber, causando sério desconforto.Agora mais essa negligência coloca em risco a comercialização do nosso principal produto agrícola.

Não há mais o que fazer. È preciso mudar urgente!
OSVALDO FILHO

ALAGOA - MINAS GERAIS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 05/10/2015

LAMENTÁVEL!!!
LUIS ENRIQUE ABARCA

EM 04/10/2015

Es una vergüenza para Brasil no pagar a la OIC.
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 03/10/2015

Sem comentários! Vejam onde chegamos com esse DESgoverno.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures