Brasil deve colher de 47 a 50 milhões de sacas de café em 2013, estima CONAB

O resultado representa uma redução entre 7,6% e 1,3%, se comparado à produção obtida na temporada anterior. Um ponto a destacar deste primeiro levantamento é que as diferenças nos últimos anos, entre as safras de alta e baixa bienalidade vêm diminuindo. Em relação à safra de 2011, também de bianualidade baixa, estimativa aponta aumento de 8% a 15,3%.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 14
Ícone para curtir artigo 0

A primeira estimativa de produção de café (arábica e conilon) para a safra 2013 indica que o país deverá colher entre 46,98 e 50,16 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. É o que aponta o primeiro levantamento da safra de café 2013, divulgado hoje (09/01) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no auditório do Ministério da Agricultura (Mapa).

O levantamento é preliminar com base na pesquisa de campo feita em dezembro com o objetivo de saber qual foi o comportamento da floração dos cafezais. “O dado mais importante previsto em termo de bienalidade está ocorrendo, que é a redução progressiva ao longo dos anos entre os ciclos de alta e baixa bienalidade”, disse Gerardo Fontelles, secretário de Produção e Agroenergia do MAPA.

Segundo nota oficial do MAPA, o café está dentro dos instrumentos de política agrícola implementado pelo governo federal, como a manutenção da produtividade, crescimento da produção para atender a demanda nacional e as exportações.

O resultado do levantamento da Conab representa uma redução entre 7,6% e 1,3%, se comparado à produção obtida na temporada anterior. Essa redução se deve ao ano de baixa bienalidade do produto. A bienalidade é uma característica presente na cultura do café, que altera com uma safra maior e outra menor. Essa alternância anual entre grandes e pequenas produções acentua-se mais em relação ao café arábica, mas também ocorre com o conilon. Em relação à safra de 2011, também de bianualidade baixa, estimativa aponta aumento de 8% a 15,3%.

Vale ressaltar que em levantamento divulgado esta semana (08/01) por cooperativas de Minas Gerais (maior pordutor do páis) e órgao do setor do Espírito Santo (maior pridutor de conilon do país) aponta até 10% de aumento na safra 2013 ante 2011. Estes ressaltaram, no entanto, que produções de importantes áreas de café do Brasil, especialmente nas regiões da variedade arábica, registraram chuvas abaixo da média no mês passado, fato não mensurado nesta análise e que poderia comprometer a safra.

Voltando ao relatório da Conab, um ponto a destacar deste primeiro levantamento é que as diferenças nos últimos anos, entre as safras de alta e baixa bienalidade vêm diminuindo. Isso se deve a diversos fatores, como: tratos culturais mais adequados, crescente aumento na utilização de irrigação, manejo de podas nos cafeeiros, adensamento das lavouras, plantio de variedades mais produtivas e melhores adaptadas e a renovação constante dos cafezais.

Produção - A maior redução é observada na produção de café arábica, com queda entre 8,73% e 2,27% (redução entre 3,35 milhões e 870,7 mil sacas). Para a produção do robusta (conilon), a previsão aponta desde uma redução de 4,0% a um crescimento de 1,64%, ou seja, redução de 499,9 mil a um aumento de 204,9 mil sacas. A produção do café arábica representa 74,71% (34,99 a 37,47 milhões de sacas) da produção do País, e tem como maior produtor o Estado de Minas Gerais, com 67,93% (24,25 a 25,45 milhões de sacas) de café beneficiado. Já o robusta participa da produção nacional com 25,29% de café beneficiado. O estado do Espírito Santo se destaca como o maior produtor dessa espécie, com 77,30% (9,24 a 7,869,81 milhões de sacas).

Área - A área plantada com as espécies arábica e conilon no País totaliza 2.375,79 mil hectares. O resultado mostra um crescimento de 1,99% sobre a área de 2.329,36 hectares, existentes na safra 2012, ou seja, foram acrescentados 46.428,8 hectares. Em Minas Gerais está concentrada a maior área com 1.241,12 mil hectares, predominando a espécie arábica com 97,7%. A área total estadual representa 52,49% da área cultivada com café no País, e consequentemente o primeiro do ranking nacional.

A segunda maior área plantada com café está no Espírito Santo, com 496,76 mil hectares. Desses, 308,08 mil hectares são com a espécie conilon e 188,68 mil hectares com a arábica. O estado é o maior produtor da espécie conilon, com participação de 77,3% na produção do país.

Confira aqui o relatório completo do 1° Levantamento da CONAB para Safra 2013 de café no Brasil.

O segundo levantamento deve ocorrer em março quando os cafezais já estarão granados (formação dos frutos). A divulgação da Conab ocorrerá em abril.

As informações são da Conab, adaptadas pelo CaféPoint.
Ícone para ver comentários 14
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

CARLOS MACHADO JUNIOR
CARLOS MACHADO JUNIOR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/05/2013

Sr. Jose Carlos Remedio,

DISCORDO DE SUA OPNIAO.

VEJAMOS:

- PAGAR PARA O PRODUTOR ARRANCAR PES DE CAFE - QUANTO? NO MINIMO O QUE ELE PODERIA GANHAR COM UMA ATIVIDADE DECENTE. PARA 35.000 PES A AREA É DE 10 HA - QUE CUSTA 300.000 REAIS. VAMOS INDENIZAR SO O PE DE CAFE? E A AREA QUE ELE TEM? O QUE ELE VAI PRODUZIR LA? GADO? MILHO? NAO TEM NADA QUE PODE SER PRODUZIDO NUMA AREA TAO PEQUENA QUE LHE PERMITA A SOBREVIVENCIA SOMENTE COM ESTA AREA. A NAO SER QUE ELE SE CONFORME EM GANHAR O BOLSA FAMILIA...

- PELAS CONTAS QUE FIZ VAMOS ARRANCAR 175 MILHOES DE PES DE CAFE? É ISSO MESMO? QUANTO SE TEM NO FUNCAFE????? SERA QUE CADA PE DE CAFE VALE PELO MENOS O CUSTO PARA ELE COMECAR A PRODUZIR EM 3 ANOS , OU SEJA 6,00 - ENTAO 175 *6 = 1 BILHAO DE REAIS.

- SE O FUNCAFE TEM 1 BILHAO DE REAIS, ENTAO QUE INJETE ESTE DINHEIRO PARA GARANTIR O PRECO MINIMO DE 330,00. OU SEJA 330 - 307(ATUAL PRECO MINIMO) = 23 REAIS . OU SEJA DA PRA GARANTIR TODA A PRODUCAO 50 MILHOES DE SACAS .



OUTRA COISA... O PEQUENO E MEDIO PRODUTOR NAO SABE FAZER OUTRA COISA... SO PRODUZIR CAFE... NEM COMERCIALIZAR ELE SABE... ENTAO PROPOR PARA ARRANCAR CAFE É O MESMO QUE MANDAR ELE PRO BOLSA FAMILIA, BOLSA ESCOLA, BOLSA SEI LA O QUE


Djalma Leite Oliveira
DJALMA LEITE OLIVEIRA

FARTURA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/03/2013

Na minha região os chunbinhos da segunda florada cairam no chão, devido a seca logo após a florada,a safra vai ser de boa qualidade devido a uniformidade dos grãos,mas vai ter uma quebra acentuada de safra, devido aos chumbinhos que cairam
Samuel Henrique Fornari
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 11/01/2013

Vamos ver esse clima. Manhuaçu (zona da mata) choveu 83mm em dezembro sendo 51mm no dia 10/12( é melhor 5 chuvas de 10 que uma de 50). Média climatológica de 227mm, ou seja, desvio -63%. De la pra ca, praticamente nada e com temperaturas altas. Hoje parece que choveu 10mm segundo a estação do inmet. Se os pés na região estão mesmo carregados, é pouca água não é não?

Fonte: Somar
Carlos Alberto de Carvalho Costa
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2013

Concordo também com a primeira estimativa da Conab, mas quero lembrar aos senhores que as pesquisas de campo foram feitas de novembro até o dia 14/12/2013 , o que indica que depois disso a seca que assola o nosso estado (Espirito Santo e parte de Minas na divisa com ES) com temperaturas proximas a 40 graus só será dimensionada na segunda estimativa. No ES os córregos, as lagoas estão secando, impossibilitando com isso a irrigação e as lavouras não irrigadas acho que teremos que derriçar para o chão, principalmente as lavouras clonais que não tem nenhuma resistência a seca.
Lazaro Dornelas Dos Santos Neto
LAZARO DORNELAS DOS SANTOS NETO

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/01/2013

Com esta falta de chuva no Brasil? Com várias lavouras que dou assistência com chumbinhos chochos e/ou secos? Com muitos grãos ainda em granação caindo no chão e com pés tomados por escaldaduras devido ao forte sol por falta de deficiência fisiológica?

QUERO VER PRA CRER!!!!
sergio botelho de melo
SERGIO BOTELHO DE MELO

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2013

Produzir café na montanha está cada vez mais dificil , principalmente quando se anuncia produções acima de 40 milhões de sacas. Estou dando a minha contribuição para reduzir esses números eliminando 50% das áreas de café e substituindo por eucalipto onde demanda pouca mão de obra.
willian josé goulart
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2013

para mim a solução para os preços do café está na modernização e construção de novos portos e ferrovias para escoar não só o café mas soja, milho etc. bem como trazer os fertilizantes a um custo menor. com uma logística mais barata nosso café fica mais atrativo, alem de pagarmos mais barato nos fertilizantes. Além disso, há uma grande quantidade de pessoas que hoje estão investindo no café que podem se beneficiar e migrar para outros setores. Temos que pressionar o governo para criar outras oportunidades de negócios, atraindo o capital para a diversificar o leque de exportação com outros produtos agropecuários.  Ainda temos que entender que outros países produtores de café tem um custo de produção menor, seja em função da mão de obra, ou pelos insumos. Mas o mais importante é a união da agricultura, indústria e comércio pressionando o governo para esses investimentos em ferrovias e hidrovias.



Samuel Henrique Fornari
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 10/01/2013

Concordo com o Eduardo também. Achei a estimativa razoável. Apenas apontamos um erro e uma incoerência estatística em São Paulo.

De resto, acho dentro do normal. Sul de Minas e Cerrado com queda. Destaque para Zona da Mata com alta de 25%. Pessoal de lá ta reclamando de chuva também. Vamos ver esse "clima favorável", como dizem por ai, como irá se comportar!!! Furnas Sumiu!!!!!!!
charles garcia
CHARLES GARCIA

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2013

Caros Amigos: concordo com  o ponto de vista de todos vcs, acho que os números da Conab são realmente elevados, mas a culpa talves seja nossa mesmo que fomos atropelados pela nossa própria ganancia. Se tivéssemos mantido as mesmas areas de café, fazendo plantio de renovações de talhão,  diversificado mais nossa propriedade, talvez todos nós teriaamos melhores preços. Mas nós cafeicultores somos muito egoista, queremos sempre mais e ficamos torcendo que aconteça algo de ruim com nossos colegas de outro estado para talvez obter melhores preço. Cafeicultores do ESPÍRITO SANTO torcem para gear no PARANÁ e em SÃO PAULO e que em MINAS o tempo não ajude e assim virce e verça . Esquecemos que somos todos BRASILEIROS e que não seja essa a saida! Acho que a saida seja um manejo das lavouras adequado ao mercado em todo PAÍS. E sem duvida nossa saida é cada dia tentar fazer um café de melhor qualidade. Pois pra mim não e vantagem nenhuma ser um PAÍS maior prudutor, mas sim que esse produto tenha preço e que todos nós possamos ficar satisfeito em nossa atividade!   
Samuel Henrique Fornari
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 10/01/2013

Geraldo e João Carlos, concordo, o único caminho parece ser esse mesmo. Diminuir produção.

Apenas para relatar, recebi e-mail da conab. O item 4.3 segundo me informaram está errado.

A produção em São Paulo fica então de 4 a 4,7.

Estranho por dois motivos:

1)Informam quebra acentuada em diversas regiões de São Paulo da ordem de 25 a 30%, porém se considerarmos a parte superior da estimativa( 4,7), teremos uma queda de 12%.

2) Em todas as regiões representativas (com mais de 3 milhões de sacas) a diferença entre a máxima e a minima fica em torno de 5%, enquanto São Paulo fica em 17,5%.

Se extrapolarmos a técnica de Sao Paulo para o geral seria com dizer que a safra fica entre por exemplo 43 e 50,5.

Bom, mas é isso, segundo me informaram o item 4.3 está errado e o correto é então o que aparece na tabela 5 de 4 a 4,7.
geraldo ferraz filho
GERALDO FERRAZ FILHO

CARATINGA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 09/01/2013

Concordo com voce João Carlos estamos pagando para produzir café e temos que mudar isso,mas só conseguiremos diminuindo a quanidade ofertada.So teremos bons  preços quando as indústrias tiverem dificuldades de abastecimento por falta de  produto.
joão carlos remédio
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/01/2013

Não podemos produzir mais de 40 milhões de sacas de café por ano de média; isso já está mais que provado. Produzindo mais , os preços não cobrirão nem os custos de produção e joga grande parte dos produtores em um abismo cada vez maior de dívidas. Existe muita mentira nesse mercado, e quem está sempre pagando as contas somos nós, produtores. Já mencionei aqui nesse Site, mas, sem nenhuma resposta, uma campanha para os produtores que quiserem deixar a atividade, total ou parcialmente, ser indenizado com dinheiro do Funcafé, por cada pé de café arrancado. Fazendo parte dessa campanha, o produtor que recebece essa indenização, não poderia mais plantar café com financiamento público. Deixamos de ser produtor há muitos anos, somos escravos do mercado!
Eduardo Cesar Silva
EDUARDO CESAR SILVA

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/01/2013

A estimativa da Conab parece razoável. A redução da diferença de produção entre os anos de alta e baixa é um tendência clara. Com isso, os anos de bienalidade negativa tem apresentado safras cada vez maiores.

Abraços.



Samuel Henrique Fornari
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 09/01/2013

Não tem um errinho nesse levantamento em São Paulo não?



Item 4.3 São Paulo

A safra 2013 deverá propiciar colheita de 3,7 a 4,0 milhões de sacas. Perspectivas de acentuação dessa baixa podem surgir caso não se observe: a) regularização das chuvas e b) retomada do manejo das plantas nas próximas duas semanas.

Depois na tabela 5

Produção de São Paulo foi colocada 4,0 a 4,7. Além de não corresponder ao apresentado no item 4.3, apresenta-se uma variação de quase 20% entre a máxima e minima.

A tabela 5 é onde se realiza o somatório da produção nacional e estando errado irá impactar um pouco no numero final!!!