Andrade volta a defender congelamento de dívidas de cafeicultores

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB/MG), disse nesta terça-feira, 19/11, que a proposta de suspender o pagamento das parcelas das dívidas dos cafeicultores até 28 de fevereiro de 2014 foi encaminhada ao Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser aprovada pelo governo.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 15
Ícone para curtir artigo 0

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB/MG), disse nesta terça-feira, 19/11, que a proposta de suspender o pagamento das parcelas das dívidas dos cafeicultores até 28 de fevereiro de 2014 foi encaminhada ao Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser aprovada pelo governo. A intenção é evitar que o produtor, para quitar as dívidas, seja obrigado a vender o café aos preços atuais. A questão foi discutida hoje, entre Andrade e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Na avaliação de Antônio Andrade, o congelamento das dívidas é mais importante que a realização de leilões para equalização de preços (Pepro), por meio dos quais o governo concede subvenção para cobrir a diferença entre as cotações de mercado e o preço mínimo de garantia oficial, que para o café arábica é de R$ 307/saca.

Ele afirmou que durante o período de suspensão dos pagamentos o governo vai estudar a forma de renegociação das dívidas, que poderá ser de 10 anos com dois de carência, tantos os financiamentos de custeio como os de investimento. "O produtor não pode vender o café por R$ 230/saca. Ele fica a apavorado e vende o café a qualquer preço", disse o ministro.

As informações são do Estadão Conteúdo, adaptadas pelo CafePoint
Ícone para ver comentários 15
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

augusto comunien
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 07/12/2013

Wilson Bocardi Machado,minha fazenda fica ai no municipio de Três Corações. A adesão ao plantio de trigo, soja e milho,tornou-se uma melhor alternativa. Esta cidade  tornou se a campeã na produção de trigo no estado. Abandonei minha lavoura apesar de modesta, por não ser mais interessante o café... Sempre comprei tudo com pagamento à vista.Tenho alguns implementos que vou passar para outros. Contrair dívidas contando com o café é um alto risco. Daqui uns dias o USA vai se unir á UE.... estes dois blocos vão estipular o preço do café (Ver notícia neste Site). Nossa tradição é o café e o leite.. não gostamos muitos das outras alternativas,mas temos que adequar aos novos tempos.Felizmente  está terminando, existe outras alternativas melhor de se ganhar dinheiro. Tenho uma firma de Engenharia que também esta passando uma pequena crise;mineração semi paralisada(expansão).  O Dr Eike Batista com vários projetos de engenharia paralisados na área de mineração e petróleo,um dos maiores consumidores de engenharia . Ano que vem talvez a coisa melhore um pouco,mas não vamos contar com o ovo no fio-fó da galinha e não contrair dívidas.Deus nós ajude... Feliz Natal a todos Companheiros....
augusto comunien
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 06/12/2013

Sr Everton , com todo o respeito que lhe devo como  pessoa e ser humano, quero pedir desculpas de público se eu ofendi e/ou não fui bem claro. Se V.s. parar e pensar sobre tudo que disse(de maneira bem humorada) vais ver que não menti em nada. Sou produtor de café há sete anos, entrei nesta fria por engano. Falo claro e bem direto... como em engenharia qdo 1=1. O café se tornou aquele pote de ouro que esta lá no fim do arco-iris, corre corre prá pega-lo e nunca o acha! Todos tem razão. Estamos no mato sem cachorro, se contarmos com o governo estaremos perdidos.

O melhor negocio é partir prá outra... e ou plantar CAFÉ NATIVO... alguem conhece?
João B Almeida
JOÃO B ALMEIDA

CACHOEIRA DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/11/2013

Parabéns Sr. Vagner Alberto Figueiredo pela explanação ref a realidade do produtor de café. Sou pequeno produtor e sei como é. Qdo as coisas melhoram um pouco, somos bajulados por tudo qto seguimento de mercado desde empresas gerais querendo vender seus produtos "do bão e do mió"  até analistas de mercado nos dando, não sei, se uma real ou falsa informação da situação. Qdo o produtor mostra sua eficiência  com produção e as coisas desandam, este time sai sena e entra o time do mercado explorador. E ali fica o produtor, com os sacos cheios, e vazios de esperanças. Taxados por alguns de gananciosos e por outros, de bandidos. Não sou analista de mercado, mas opino, se quisermos melhorar o preço do café, temos que diminuir a produção,  como: diminuindo as lavouras. Já fiz a minha parte, cortei a metade da minha pequena lavoura.    
Wagner Alberto Figueiredo
WAGNER ALBERTO FIGUEIREDO

CACONDE - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/11/2013

MEU CARO AUGUSTO!

Seu comentário me chamou muito atenção...

Primeiramente meus parabéns pelo seu comentário, você é homem de muita coragem. Jamais terei a capacidade de opinar tanto  algo que  não tiver conhecimento a realidade.

1° Vc chamou nós de produtores gananciosos, vc tem conhecimento em nossos verdadeiros custo de produções? vc tem conhecimento do capital investido para obter uma lavoura de café ? vc sabe me dizer o tempo de rentabilidade que leva a cultura ?

vc teve conhecimento das influencia governamental para implantação de café  quando o café estava há 500,00; com financiamentos, estocagem também? Esse preço de 500,00 por saca realmente estava muito lucrativo para o produtor que plantou café sempre enfrentando crises e dificuldades, e não possui férias, 13° salario, Fgts, e enfrentam leis rigorosas trabalhistas e ambientais? Será que o lucro de 500,00 fico com o produtor ou ficou com as industrias de máquinas agrícolas, equipamentos,industrias de  insumos, empregos indiretos  e o principal diretos, (caso duvide assista Globo rural domingo de manhã no dia 01/12/13).

2° você usa maneiras de falar "comprou do bao e do mio", maneiras de agricultores, ( caipiras da roça). Obrigado por esse seu reconhecimento, falamos errados, temos as mãos calejadas, somos humildes, temos brilho e ilusões, acreditamos e lutamos sol à sol,  chuvas à chuvas mais jamais nos metemos em manifestações, corrupções, violências, e sim temos coração puro suficiente para perdoar PESSOAS que nos tenta ofender ou simplesmente falam sem nenhum tipo de conhecimento, usando um "pré- conceito da realidade da cafeicultura e agricultura em geral.

3° O governo possui ferramentas suficientes para evitar a crise, não igual ele fez com as influencias citadas anteriormente. Por que não ter um acompanhamento mais preciso de plantações, mercados exteriores, medidas imediatas...! talvez se nao tivesse deixado o preço chegar a 500,00 hoje nao taria há 200,00.

4° vc acha justo falar que o time que coloca seu cafézinho de cada manhã, ou qualquer outro que produz seu prato de cada dia joga um "jogo"? vc fala como se fosse brincadeiras nossa profissão, que temos o direito de de ganhar ou quebrar a cara. merecemos correr risco? quantas pessoas e criança poderia sofrer ? vc acha que a fome de muitos faz parte de um jogo?

5° vc acha mesmo que o governo fez a sua parte? responda-me vc é produtor de café "NATIVO"?

6° Verdadeiros produtores de cafés nativos, jamais planta por ganancia, planta por amor, por empregar, por ser importante na geração de empregos, por sustentar famílias, crianças...! O que é diferente  de cafeicultores paraquedistas que possuem outras fontes de rendas.

7° Talvez felizmente  nos agricultores  lutamos até o fim e não  fazemos  manifestações como parar de plantar, que sorte! senão teriam q importar Ar e mastigar ferros e plastico para sobreviver.

Esse meu comentário não foi publicado afins de ofensivas mais sim abrir olhos de quem gospe no prato q come!
carlos alberto aimole pagliarone
CARLOS ALBERTO AIMOLE PAGLIARONE

FRANCA - SÃO PAULO

EM 25/11/2013

De quem é a culpa?  Custeio feito  valor de café 520,00 reais. Estocagem  280,00 reais. Financiamento de máquinas  super valorizadas, Com prazo pgto até 10 anos com carência de 3. E assim com várias outras linhas de crédito e investimentos.   Acredito que a inadimplência do cafeicultor será  algo inevitável. Acredito tbm que o senário poderá ser diferente se houver mudanças nas regras.
Éverton Henrique Canaverde
ÉVERTON HENRIQUE CANAVERDE

NOVA RESENDE - MINAS GERAIS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 25/11/2013

Bem Sr. Augusto eu não do que vc está falando, mas se for da crise do café vc esta muito mal informado, gostaria que se informasse mais para poder expressar suas opiniões,que são de grande valia pra nos, desde que seja inteligentes.

Gostaria que vc me dissesse como que os produtores vão arcar com seus compromisso se estão vendendo o café abaixo do preço de custo. Felizmente os produtores de café são na maioria HONESTOS e para honrar com seus compromissos estão perdendo dinheiro no café,e depois como vão ¨tocar¨suas lavouras,e os compromissos futuros como fica..........

Francamente ne Sr. Augusto, por favor interaja mais no assunto e depois expresse suas opiniões, um forte abraço.



Éverton Henrique Canaverde



Departamento de Classificação e Degustação de café.
mateus messias de souza
MATEUS MESSIAS DE SOUZA

CABO VERDE - MINAS GERAIS

EM 23/11/2013

Sr. ministro nossa região ja está vivendo um exodo rural, o pior ainda q a nossa cidade num tem condições de sustentar todos com empregos não relacionados com a cafeicultura e pra piorar vão para cidades visinhas se aventurarem. Aí fica a pergunta, Aonde vem a ajuda do governo.
carlos affonso junqueira neto
CARLOS AFFONSO JUNQUEIRA NETO

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/11/2013

Com certeza tem pessoas que nunca pisaram em uma fazenda de café...os investimentos na minha região estão sendo feitos ao longo de mais de 100 anos. Não me lembro de uma unica vez de um credito que eu não tenha que fazer alguma contra partida. Não me lembro de qualquer beneficio de manter uma mini cidade com casas, energia elétrica, água encanada, rede de esgoto, estradas boas, carteira assinada, vacas pra produzir leite,campo de futebol. Agora estou de fato olhando nos meus vizinhos e com uma inveja branca, pois só vejo esteiras e tratores erradicando lavoura. Qualquer medida agora, já é tarde demais!!!  
ROSIMEIRI APARECIDA BUZZETI
ROSIMEIRI APARECIDA BUZZETI

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/11/2013

    Produzindo 50 milhões de sacas de café por ano no Brasil, não tem o que fazer!!!

Todo segmento do café vai perder dinheiro.
Carlos Alberto de Carvalho Costa
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/11/2013

Essa ideia é ótima, mas tem um pequeno porém. Com a prorrogação das dívidas dos cafeicultores, ele não precisará a curto e médio prazo vender o seu produto estocado, pois aí ele estará capitalizado. O Brasil exporta em média 31 milhões de sacas anuais e consome 21 milhões de sacas, o consumo continuará o mesmo mas diminuirá em muito a exportação, a qual nunca mais será recuperada, pois novos países produtores entrarão nesse vazio criado pela diminuição da exportação Brasileira. É uma situação muito complexa que deverá ser muito bem estudada, pois poderemos passar de maior produtor, maior exportador e segundo maior consumidor do mundo a ser um simples importador do produto café.
eli valera nabanete
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/11/2013

Discordo por completo de suas considerações sr.Augusto.O governo tem sim uma grande parcela de culpa com o que esta ocorrendo na cafeicultura. Um governo que arrecada 100 Bilhões em apenas um mês em impostos não poderia ter uma politica melhor para a cafeicultura??? Porque sera que ele sempre acode os banqueiros(os maiores agiotas do mundo) e as revendas de veículos???? sera que são mais importantes que o produtor??? Sinceramente....
mario dornelles de alvarenga
MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 22/11/2013

Caro Augusto,a cadeia cafe é a maior empregadora do agronegocio,e só por este fato merece atenção por parte do governo,haja vista que os preços estão sendo manipulados pela industria mundial,através da bolsa de NY,torna -se necessário medidas emergencias para salvar a produção. Minas é o maior prejudicado com esta crise perdendo quase um bilhão nas suas receitas. Como mineiro vc deveria se informar melhor sobre esta crise.
augusto comunien
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 22/11/2013

O cafeicultor ganancioso plantou café até em vaso de jardim... na ganancia de vende-lo  em torno de 500,00 reais. Comprou máquinas novas,do bão e do mio. Tudo financiado .Obviamente o Banco pediu garantias. O governo não tem nada a ver com isto, não!

Ora bolas, se jogou mal , quebrou a cara, não tem que chorar com o governo, ele não tem

arcar com nada... Já deu o preço minimo e não tem que vender por menos.

Com esta  crise nacional e mundial, os mais abastados estão plantando mais e mais café e de no olho no cafezal do vizinho prá ver se esta cortando -o . A oferta é grande dos concorrentes, armazens superlotados. Ano que vem vai ser de boa safra. Ouço este lereia desde o tempo do meu bisavô.... TUDO ISTO SAI DAS COSTAS DO POVÃO,DE UM JEITO OU DO OUTRO.
Wilson Bocardi Machado
WILSON BOCARDI MACHADO

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/11/2013

Sr. Ministro da Agricultura,



O Caso do café é mais sério que o tratamento dado pelo Governo.



Esta semana mandei embora meu penultimo funcionário. Fechei minha conta no Banco SICCOB/Credivar e minha conta na Cooperativa de  Cafeicultores de Varginha. Estarei decidindo sobre  a erradicação dos cafezais. Espero ter alguma salvação com outra atividade. Tudo menos café. São mais dez anos procurando uma ilusão que nunca se resolve.



Por mais, o Banco do Brasil aumenta o prazo de pagamento das dívidas de 5 para 10 anos, porem não disponibiliza credito para compra dos insumos. É o mesmo que colocar uma garrafa de coca-cola gelada na frente de uma pessoa no deserto e não lhe dar condição de abrir a tampa por falta de um abridor.



Não há situação mais deprimente que esta por qual o mercado esta obrigando o cafeicultor a passar. Porém é impossivel atender o preço de venda real do cafe ( por ex. o café de catação foi vendido a RS$110,00/saca o que não paga a energia, a embalagem, o transporte, etc.) .



Como continuar produzindo? O Sr. poderia me responder ???



Eu não sei a resposta.



Um grande abraço.



Wilson Bocardi Machado

Cafeicultor
eli valera nabanete
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/11/2013

Nossa ele descobriu isso agora!!!!!Ou sera que alguém disse a ele??Eeeeeeeeeeee seu Antonho.