Giro de Notícias

26/03/2013

Setor pretende lançar um contrato futuro para cafés de alta qualidade

O setor de café pretende lançar um contrato futuro direcionado a compradores e vendedores de grãos de alta qualidade, segundo um grupo de trabalho da Associação Nacional do Café dos Estados Unidos. De acordo com participantes do mercado, o novo contrato ajudaria a proteger contra grandes oscilações nos prêmios pagos por café cuja qualidade é superior à mínima exigida para entrega nas Bolsas de NY e Londres.

26/03/2013

Código Florestal começa a sair do papel

Aprovado no fim de 2012, o novo Código Florestal vai começar a ser implementado no Paraná a partir de abril. Três meses após a suspensão temporária do Sistema Estadual de Registro da Reserva Legal (Sisleg) - norma que definia a questão ambiental no estado desde 1999 -, começa agora o trabalho de preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), primeira etapa na migração para as novas regras e que oficializa a Reserva Legal e eventuais Áreas de Preservação Permanente (APPs) das propriedades.

25/03/2013

Embrapa: seminário na Fenicafé divulga os benefícios da técnica do estresse hídrico do café

Maior produtividade, melhor qualidade dos frutos, bom preço e menor custo de colheita. É o que promete a técnica do estresse hídrico do café, que aumenta a produtividade em até 15% com um aproveitamento de grãos cereja de até 90% durante a colheita apenas reduzindo custos. Segundo Antônio Fernando Guerra, pesquisador da Embrapa Cerrados, palestrante da Fenicafé 2013, essa técnica é basicamente constituída da suspensão da irrigação em um período definido.