ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa prorroga prazo de inscrição de laboratórios para ampliar mercado da tecnologia BioAS

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 06/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Embrapa Cerrados informa que foi prorrogado para às 17h desta sexta-feira (9) o prazo para que empresas e organizações em geral, cuja atividade contemple a prestação de serviços de rotina de análises laboratoriais para fins agronômicos e/ou ambientais, se candidatem a ingressar na Rede Embrapa BioAS.

A Tecnologia BioAS, que envolve a bioanálise básica e a completa, está disponível para o agricultor brasileiro desde 23 de julho de 2020. Os laboratórios que participam da rede se conectam aos servidores da Embrapa através de um sistema denominado Módulo de Interpretação da Qualidade do Solo, que envolve, inclusive, o cálculo de índices de Qualidade de Solo (IQS).

Os IQS são calculados com base nas propriedades químicas e biológicas em conjunto (IQSFertbio) e separadamente (IQSBiológico e IQSQuímico). O cálculo do IQSBiológico representa a BioAS básica, onde também é fornecida a função de ciclagem de nutrientes do solo. A BioAS completa é expressa pelo IQSBiológico, o IQSQuímico e o IQSFertBio, além das funções de ciclagem, suprimento e armazenamento de nutrientes do solo.

A instituição cuja inscrição for homologada assinará um acordo de confidencialidade para que possa continuar participando do processo. A habilitação prevê treinamento teórico e prático a distância. “Diante da grande demanda e da pandemia, trabalhamos em uma nova formatação do curso, no estilo ensino a distância (EaD) para melhor atender todos os interessados. O sucesso dessa nova tecnologia depende muito dos laboratórios comerciais, por isso a Embrapa considera fundamental capacitá-los com excelência”, afirmou Ieda Mendes, pesquisadora da Embrapa.

Em paralelo às etapas de capacitação técnica dos laboratórios, há ainda um processo de interação que visa à habilitação em termos dos fundamentos do negócio e estabelecimento dos contratos. “Estamos implementando a segunda fase do Modelo de Negócios e Parcerias da Tecnologia BioAS. Na fase piloto, iniciada comercialmente a partir de 23 de julho do ano passado, um grupo de oito empresas participaram do processo, etapa que foi fundamental para a estruturação da operação técnica e negocial da exploração da tecnologia. Nesta segunda fase, o escalonamento da Tecnologia BioAS será com base na ampliação da Rede Embrapa BioAS e na sua conversão de uma rede comercial para uma grande rede de inovação, estruturada para operar em termos comerciais e de desenvolvimento tecnológico”, explicou Chang Wilches, coordenador de Suporte à Inovação da Embrapa Cerrados.

Para Sebastião Pedro, chefe-geral da Embrapa Cerrados, a Tecnologia BioAS é um importante vetor de orientação à produtividade, aliada à sustentabilidade de sistemas agro produtivos. “Isso ocorre porque a tecnologia associa a mensuração da atividade biológica de solos com informações químicas e físicas, parametrizadas por localizações geográficas. Além disso, o modelo de inovação serve como referência essencial para outras operações envolvendo novas tecnologias geradas no âmbito da Embrapa Cerrados”, comentou.

A entrada em operação dos novos laboratórios junto à Rede Embrapa BioAS deve ocorrer em agosto. Atualmente, já fazem parte da rede oito laboratórios de cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. “Essa tecnologia é a ferramenta que faltava para fechar o ciclo de diagnóstico”, afirmou Renato Alves Filho, responsável técnico e diretor nacional do Laboratório Solos & Plantas, de Sorriso (MT). Segundo ele, com a capacitação recebida pela Embrapa, foi possível reproduzir no laboratório da empresa o método com valores precisos.

Saiba mais no site. O edital para participação está disponível aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint