ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cerrado Mineiro recebe Seminário do Café semana que vem

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 27/09/2018

8 MIN DE LEITURA

0
0

Com foco na “Qualidade, Mecanização e Produtividade” acontece na semana que vem, entre os dias 2, 3 e 4 de outubro, a 26ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro.

A Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio promoverá a Central de Negócios (Acarpa). O evento tem como objetivo fortalecer o conhecimento e dar estímulo aos negócios da região, sendo uma forma de dar visibilidade às iniciativas da cafeicultura e mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e ações.

A Acarpa acredita que a aliança de experiência e inovação trará grande alcance ao seminário, o qual valerá a pena participar, pois vai proporcionar discussões entre os principais temas e sobre como avançar ainda mais dentro de cada segmento.

Confira a programação completa

02/10

10h - Benção das instalações, início do credenciamento e Abertura Oficial (AUDITÓRIO ARENA ACARPA).

11h às 19h - Conhecimento, negócios, visitação aos stands e programação simultânea.

13h - Café: importância socioeconômica e ambiental/ UNICERP (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).

13h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

13h50 - Menor Custo, muitas Vantagens (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Leslie Cruvinel/COOPA.

14h - Gestão de Frota (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Indicadores de Eficiência para Gestão da Mecanização na Cafeicultura – Rogner Avelar. Engenheiro Agrônomo formado pela UFLA, doutor em Fitotecnia pela UFLA e consultor no projeto EDUCAMPO/ EXPOCACCER. Software – Saulo Arvelos Alves/Apli Sistemas. Possui 12 anos de experiência em implantação/consultoria em ERP. Já atuou como analista de implantação na TOTVS-TM, e em 2010 idealizou a KS Consultoria, empresa especializada em implantação ERP Microsiga Protheus (TOTVS).

Case de Sucesso - Fernando Beloni. Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Sócio-diretor da AGROBELONI, empresa que atua na produção de hortifrutigranjeiros, café e grãos, na região do Alto Paranaíba – MG. Participação SENAI.

14h40 - Benefícios do organomineral na cafeicultura (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: D.Sc. Carlos Henrique Eiterer de Souza/Vitória Agro.

15h - Homenagens a Associados da ACARPA (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

15h30 - Sustentabilidade: uma nova visão (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Gilvania Bedin/COOXUPE.

16h – Agricultura Digital na Prática: como os cafeicultores utilizam as novas tecnologias para tomada de decisão (AUDITORIO ARENA ACARPA): Maria Luisa Aguiar. Formada em Eng. Agronômica | ESALQ - USP. Profissional com sólida experiência na liderança de equipes de alta performance e transformação digital. Atuou em empresas como Dow Agrosciences e Cabify. Diretora Comercial na Agrosmart.

16h - Oficina Básica de Barismo (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

16h20 - Manejo Inteligente Biopotente na sustentabilidade da cultura do café (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Robson Luz Costa/Laboratórios Farroupilha.

16h30 - Preparo e Plantio (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Preparo do solo para plantio – Rodrigo Ticle Ferreira. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do curso de pós-graduação “Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado” da UNIPAM. Consultor do projeto Educampo Coopercitrus/SEBRAE. Novas tecnologias em Preparo do Solo e Plantio: Ronaldo Cabrera - Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia. Consultor em Manejo de Solo, Adubação e Nutrição de Plantas. Roberto Shiniti Sako - Diretor-presidente da MAFES. É Técnico Mecânico formado em projeto de máquinas pela ETEP. É autor do sistema de correção e preparo profundo do solo para a cultura do café.

17h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

17h- Atrações culturais e artísticas (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

17h10 - Licenciamento Ambiental Municipal (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrantes: Pedro Augusto Rodrigues dos Santos e Caio Marcos Veloso/SMMA.

18h - Controle Ecológico da Broca de café via tritura. (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Guilherme Ribeiro/TRITUCAP.

19h - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

19h - 1º Encontro de Mulheres que inspiram o Cerrado Mineiro (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Ângela Maria de Souza Faria (APPCER EMATER) Vera Lúcia Pazotto (ACARPA) Inês Maria Alberton Fiebig (COOPA) Kenya Silva (Câmara da Mulher Empreendedora das ACIP/CDL) Mariana Heitor (EXPOCACCER E FEDERAÇÃO DOS CAFEICULTORES DO CERRADO) Yêda Fernal (Presidente da FEDERAMINAS MULHER) – moderadora Palestra motivacional com participação especial da Jornalista Paula Varejão, apresentadora do Programa “Tá na Hora do Café” exibido pelo canal Mais GloboSat.

03/10

11h - Almoço com pequenos produtores (convites).

11h às 19h - Conhecimento, negócios, visitação aos stands e programação simultânea.

13h - Associativismo e Qualidade (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Sérgio Brás Regina. Engenheiro Agrônomo formado pela ESAL, hoje UFLA, pós-graduação na mesma instituição. Coordenador estadual de culturas da EMATER-MG.

13h - Manejo da fertilidade e das variabilidades na cultura do café (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrantes: Vitor Queiroz e Leandro Henrique Gomes/ NATIVA.

13h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

13h50 - Economia Solidária/Degraf (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).

14h - Educação Financeira – Em busca da Sustentabilidade Financeira (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Luciano Cabral Heringer - Sicoob Coopacredi. Pós-graduado em Gestão Estratégica e Transferência da Informação pela Faculdade de Administração de Governador Valadares e em Direito Notarial e Registral pela PUC-MINAS. É Educador Financeiro com certificação pelo Banco Central do Brasil e membro da ABEFIN - Associação Brasileira de Educadores Financeiros

14h - Qualidade da operação no benefício de café: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI(ARENA CERRADO).

14h40 - Manejo integrado de nematoides (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Bruno Gabriel de Carvalho/TIMAC.

15h - Homenagens a Associados da ACARPA (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

15h30 - Cafés de Qualidade (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Demanda Nacional e Internacional - Joel Shuler. É o fundador da Casa Brasil Coffees, o primeiro torrefador dos Estados Unidos a focar exclusivamente em Cafés Especiais Brasileiros. Possui mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras com especialização em processamento pós-colheita de café. A Arte de Fermentar Café: recomendações para produção de cafés especiais – Gilberto Vinicius. Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Microbiologia Agrícola pela UFLA, doutor em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutor em Biotecnologia Agroalimentar pela UFPR.

15h30 - Influência do ataque de broca na comercialização e qualidade do café/FMC (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).

15h30 - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA)

16h - Oficina Básica de Barismo (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

16h - Novas tecnologias na operação de tratores: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI (ARENA CERRADO).

16h30 - Projeto Mulheres Transformadoras com a aula show sobre a Cultura do Café (exclusivo ao público feminino) / APPCER (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).

17h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

17h - Atrações culturais e artísticas (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

18h - Premiação do Concurso de Qualidade de Café Fairtrade da APPCER (AUDITÓRIO ARENA ACARPA).

18h – Apresentações de trabalhos científicos/UNICERP (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).

19h - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

20h - Solenidade do Prêmio de Produtividade ACARPA (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Apresentação pela Jornalista Paula Varejão, apresentadora do Programa “Tá na hora do Café” exibido pelo canal Mais GloboSat (Convites especiais)

04/10

09h às 11h - Circuito Mineiro de Cafeicultura - Dia de Campo EMATER: Fazenda Bom Jardim, propriedade do cafeicultor Charles J. C. Aguiar. Acesso: Trevo Café Mineiro sentido BR 462 – Patrocínio/Perdizes. Siga 3km, entre à direita no acesso à Comunidade de Pedros; em 8km, vire à esquerda no sentido da Comunidade de Pedros; a 3,9km, vire à direita. Siga 1,25km e entre à esquerda, depois siga 2,5km até a Fazenda Bom Jardim.

11h às 19h - Conhecimento, negócios, visitação aos stands e programação simultânea.

13h - Inovações tecnológicas na irrigação do cafeeiro (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): André Luís Teixeira Fernandes. Engenheiro Agrônomo formado na ESALQ/USP, mestrado em Irrigação e Drenagem (ESALQ/USP) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

13h - Café: importância socioeconômica e ambiental/ UNICERP (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).

13h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA): Capacidade para 20 pessoas.

13h50 - Sistema integrado de Pulverização na Cafeicultura (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Sinésio Donisete Zerneli/CAMDA.

14h - Perfil de solo e raiz, contribuição para um ambiente de produção para um café de alta qualidade e performance (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Henry Sako. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz com pós-graduação pela Ohio State University. Possui especialidade na área de Manejo de Fertilidade e Nutrição de Plantas.

14h - Qualidade da operação no benefício de café: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI(ARENA CERRADO).

14h40 - Manejo de Solos (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Telmo Amado/PROTEC e Aminoagro.

15h - Homenagens a Associados da ACARPA (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

15h30 - Nutrição e técnicas de alta produtividade (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Alysson Vilela Fagundes - Engenheiro Agrônomo com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras. Pesquisador da Fundação Procafé nas áreas de nutrição, fertilidade, podas e manejos gerais da lavoura cafeeira. Alexandrino Lopes de Oliveira - Engenheiro Agrônomo formado pela UNESP. Mestrado em Enxertia em Café e doutorado em Antecipação da Produção do Café (ambos pela UFLA). Trabalha com pegamento da florada e propagação vegetativa do café arábica pelo método de enxertia

Caio Eduardo Lazarini Garcia - moderador. Formado em Engenharia Agronômica, pós-graduado em Gestão do Agronegócio Café e em Manejo de Solos pela USP. Consultor Técnico e Gerencial do Projeto EDUCAMPO/EXPOCACCER.

15h30 - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

15h30 - Aumento de produtividade e qualidade de grãos com uso de água magnetizada na cafeicultura (AUDITÓRIO ARENA CERRADO): Palestrante: Pedro Couto/TIMOL.

16h - Oficina Básica de Barismo (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

16h - Novas tecnologias na operação de tratores: Treinamento com capacidade para 40 pessoas – ESPAÇO SENAI (ARENA CERRADO).

16h30 - Desafios frente a restrição de defensivos na cafeicultura/EDUCAMPO/APPCER (AUDITÓRIO ARENA CERRADO).

17h - Bicho Mineiro: principal praga do nosso Cerrado (AUDITÓRIO ARENA ACARPA): Júlio César de Souza. Engenheiro Agrônomo e pesquisador da EPAMIG em Lavras/MG. Como entomologista, atua nas áreas de levantamento, Bioecologia e controle de pragas, trabalhando com todas as pragas e culturas. Formado em Engenharia Agronômica pela UFLA. Mestrado em Entomologia na ESALQ/USP e doutorado em Fitotecnia, área de concentração em entomologia, na UFLA.

17h - Oficinas Culinárias com café em evidência (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

17h - Atrações culturais e artísticas (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA).

19h - Degustação (ESPAÇO DE CULTURA E GASTRONOMIA)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures