ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

64º Curso de Café da Associação Comercial de Santos forma 22 alunos

AGENDA DO PRODUTOR

EM 28/07/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

Vinte e dois alunos da 64ª turma do Curso de Degustação e Classificação e Café da Associação Comercial de Santos (ACS) se formaram e receberam diplomas na última quinta-feira (27). A cerimônia ocorreu no Museu do Café, localizado em Santos, no litoral paulista.

Foto: Divulgação
                                           Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do curso, Moacir Delfim Leite, a necessidade de aperfeiçoar o conhecimento no mundo do café deve ser constante, uma vez que, se tudo correr bem, em 2018 o Brasil deve ser responsável por 40% do café consumido mundialmente. 

"O café é fonte imprescindível de receita de centenas de municípios, o principal gerador de postos de trabalhos na agropecuária nacional e responsável por mais de oito milhões de empregos no país", disse. 

Para o orador do grupo de brasileiros, Matheus Pedro Tinoco, o aprendizado no curso foi amplo e muito proveitoso para toda turma, pois as aulas permitiram contato com alunos de diferentes lugares do mundo, com o mesmo objetivo: saber mais sobre o café. O representante do grupo de japoneses, por sua vez, Tetsuya Matsuno, surpreendeu o público falando seu discurso em japonês e português.

“Estamos muito felizes, pois pudemos aprender sobre o café brasileiro. Muito obrigado professores e amigos brasileiros", comentou. 

História do curso

O tradicional curso da Associação Comercial de Santos (ACS) teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do café, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, as aulas são é reconhecido, também, pelos principais países consumidores.

No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO GARCIA DE MEIRELES

GOIÂNIA - GOIÁS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 01/08/2017

Ótimo, só acho um tempo muito curto para um objetivo tão complexo. Necessitarão muitos anos de trabalho no setor para um bom aperfeiçoamento. Nos tempos de IBC, o curso tinha duração de oito meses, sendo quatro a cinco horas por dia. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures