ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Afinal, o agro é coffee?

GUSTAVO MAGALHÃES PAIVA

EM 13/07/2023

5 MIN DE LEITURA

1
0

Há alguns anos, uma chamada para um programa de televisão voltado ao produtor rural lançou o seguinte bordão: “O Agro é tech, o Agro é pop, o Agro é tudo”. A partir daí, houve uma popularização sem precedentes da palavra “Agro”. 

Se por um lado muitos se identificaram com a palavra “Agro”, outros aproveitaram a situação para centrar suas críticas em relação aos produtores que trabalham com certas práticas agrícolas nocivas ao meio ambiente, aos trabalhadores e à economia.

Fato é que se perguntarmos tanto para os defensores como para os críticos do “Agro”, dificilmente vamos encontrar unanimidade em lugar algum. Aqui, irei me basear na mensagem original da chamada televisiva: um modo de produção agrícola de grande intensidade tecnológica, alta produtividade e baseado na monocultura. Cultivados em larga escala, com práticas agrícolas e sociais nem sempre respeitosas à legislação ambiental e social em vigor.

Segundo dados oficiais, a produção de café brasileira ainda é concentrada em pequenos produtores, de áreas montanhosas não mecanizáveis, e que muitas vezes não se dedicam apenas ao café na sua propriedade. 

Apesar do crescente desenvolvimento tecnológico das últimas décadas na cadeia cafeeira, e da imensa vantagem de produtividade e eficiência em relação aos países concorrentes no mercado internacional, o produtor de café típico dificilmente se encaixaria no ideal de grande produtor com uma grande frota de maquinário representado na chamada em questão, e que habita o imaginário do consumidor final. 

Neste sentido, fica claro que a intenção seria mostrar um método de produção ligado ao cultivo de cereais no centro-oeste brasileiro e passar a ideia de que este método é representativo de toda a cadeia produtiva brasileira nos mais diversos tipos de produtos agroalimentares.

Em um meio com uma forte identidade como é o meio agrícola, era de se esperar que a maioria dos consumidores e produtores aceitassem esta ideia, fazendo da chamada um dos mais estrondosos sucessos da comunicação brasileira nos últimos anos. 

Mas, será mesmo que esta unidade existe? E os consumidores, será que realmente entendem a diferença? Até que ponto convém aos produtores de café embarcarem nesta ideia?

Se por um lado os custos têm muito em comum, como, por exemplo, em relação aos fertilizantes, aos combustíveis e à mão de obra, por outro lado a concorrência por recursos escassos e os clientes para os quais os produtos são vendidos deixam algumas dúvidas sobre tal unidade. Enquanto o “Agro” vende para, principalmente, processadores de ração e alimentos nos mercados asiáticos, o café vem a cada dia mais encurtando a distância entre produtor e consumidor final, tendo como alvo os mercados tradicionais da Europa e América do Norte que ainda são os principais clientes. 

Estando as propriedades de café cada vez mais conectadas ao consumidor final, as cobranças em relação à sustentabilidade e direitos trabalhistas são cada vez mais sentidas pelo produtor de café. Difícil imaginar que tal cobrança e exigência seja também sentida no mesmo nível pelos produtores do “Agro”, a menos quando são consideradas as mudanças de políticas públicas em países mais desenvolvidos economicamente. 

Em relação à segunda pergunta, vale lembrar que 85% da população brasileira é urbana e uma proporção similar vive a menos de 300 km do mar. É de se esperar que o consumidor brasileiro seja, em sua maioria, leigo em relação à vida no campo e às particularidades dos meios de produção de cada um destes cultivos. 

Muitas vezes, tanto consumidor como produtores, levam o debate sobre as formas de produção agrícolas para a polarização já existente em outros campos da política e da economia. Entretanto, no meio rural, se normalizou um debate que giraria em torno de Agro x MST. Algo tão razoável quanto imaginar que as cidades brasileiras são habitadas por milionários e sem-teto. E compete ao produtor e aos meios de comunicação da cadeia quebrar essa polarização, em vistas de buscar um debate adequado.

Finalmente, respondendo à última pergunta, tenho muitas dúvidas a respeito da necessidade da cadeia produtiva do café abraçar alguns supostos aliados e tentar mudar à força a mentalidade de seus clientes e parceiros. O cultivo de café é uma cadeia de produção credora de carbono, mesmo quando se considera na equação o impacto do consumo final em países distantes. Sendo uma cultura perene, o impacto do cultivo de café no solo e na água são mitigados. E, ainda, o café distribui a renda e agrega valor ao produto final, gerando ganhos para sociedade que a maioria dos outros cultivos de cereais não faz. 

Vindo de um consumidor que sabe pouco do próprio país e da própria zona rural, não é de se espantar que o cafeicultor brasileiro faz muito pela sustentabilidade ambiental e social e colhe pouco. Culpa da falta de informação do consumidor, mas também de estratégias de comunicação equivocadas do setor.

Portanto, levando-se em conta a enorme eficiência dos produtores de café brasileiros em relação aos seus concorrentes internacionais, aos impactos ambientais gerados pelo Agro no próprio país e à mudança de mentalidade no mercado consumidor, fica claro o preço que os cafeicultores brasileiros estão pagando em nome de uma solidariedade do meio agrícola. 

Ultimamente, me parece clara a postura de alguns em querer se colocar como um guardião da razão, em uma missão de levar ao conhecimento do outro uma verdade absoluta e de desmascarar certas narrativas criadas pelo outro campo. Poucos entendem que de fato os tempos são outros e não há como brigar com a evolução de mentalidade de exigência da sociedade, mesmo que vá contra os próprios pontos de vista. 

Em tempos de competição por fertilizantes, preços altos de combustíveis e escassos recursos hídricos, me pergunto se tal solidariedade seria recíproca por parte do “Agro”. Ao invés de culpar a mentalidade e a natural mudança de gerações ao longo do tempo, o produtor de café brasileiro deveria se preocupar em se perguntar quais são os verdadeiros aliados e os limites de colaboração do meio agrícola. Pessoalmente, ainda não posso dizer o que é o “Agro”, mas digo, sem dúvida alguma, que o Agro não é coffee. 

Gustavo Magalhães Paiva é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Genebra e mestre em Economia Agro-Alimentar. Atualmente trabalha como Consultor das Nações Unidas para o café.

GUSTAVO MAGALHÃES PAIVA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAMPERCIO GOMES

EM 29/02/2024

TUDO COMEÇOU COM AGRO..... SÓ SE SUSTENTANDO DEPOIS COM A PECUARIA... "" AGROPECUARIA "" POQUE A DÚVIDA DA "" CAFEICULTURA "" PORTANDO COM CERTEZA É AGRO.....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures