ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Phoma e Ascochyta atacam fortemente mudas de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 11/01/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

As mudas de café podem ser atacadas, de forma severa, pelas doenças causadas pelo complexo de fungos Phoma/Ascochyta, problema ainda pouco conhecido pelos técnicos e pelos viveiristas. 

As mudas de café são sujeitas a diversas doenças, sendo mais comuns a cercosporiose e o tombamento das mudinhas (rizoctoniose), e, em determinadas regiões, a mancha aureolada e, eventualmente, a ferrugem. O ataque de Phoma/Ascochyta em mudas vem sendo muito observado nesses últimos anos e, em alguns casos, vem sendo confundido com cercosporiose ou com mancha aureolada. 

Os viveiros, usados na formação de mudas de café, condicionam um ambiente sombrio e úmido. Os locais escolhidos para montagem do viveiro são, quase sempre, áreas planas, no fundo dos terrenos, onde se acumulam a umidade e o frio. As mudas são regadas diariamente. Tudo isso favorece o ataque de doenças que são favorecidas por esse ambiente. 

O ataque de Phoma/Ascochyta em mudas foi muito forte este ano em regiões do Espírito Santo, das Matas e do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Foram verificados os sintomas típicos das doenças, sendo manchas circulares e mais claras, que caracterizam Ascochyta, e negras, mais nas margens das folhas, indicando a ocorrência de Phoma. Alguns poderiam suspeitar do ataque de Pseudomonas, porém, por se tratar de regiões mais quentes e mais ao norte, essa doença só foi relatada uma vez, assim mesmo em lavoura, a cerca de 1.500 m de altitude, no Caparaó (MG), mas depois desapareceu. Além disso, os sintomas se distinguem, pois, além das lesões serem diferenciadas no ataque de Pseudomonas, ocorrem ataques e morte também no caule, no ponteiro das mudas. Nas lesões primárias dessas doenças, eventualmente, podem entrar fungos oportunistas, como o Colletotrichum, que ajudam a ampliar a área lesionada nas folhas. 

Uma vez determinada, com certeza, a origem do ataque de Phoma/Ascochyta, deve-se proceder o controle. Primeiro é preciso ressaltar que, nas condições que se mostram favoráveis, em ambientes mais frios e úmidos, onde existe histórico de ataque dessas doenças nos cafezais, o normal é efetuar aplicações de fungicidas de forma preventiva, quinzenalmente. Caso isso não tenha sido feito e a doença escape de controle, pode-se usar pulverizações para reduzir o ataque, usando fungicidas mais específicos, como as estrobilurinas e as carboxamidas, ou formulações contendo esses ativos. 

Paralelamente ao uso dos fungicidas, indica-se melhorar as condições dentro do viveiro, reduzindo irrigações, especialmente aquelas no fim de tarde, para reduzir o molhamento foliar. Deve-se aumentar o arejamento do ambiente e reduzir a sombra, quando possível, aumentando a insolação, além de evitar adubação nitrogenada excessiva, fatores que podem facilitar o ataque das doenças. 


Lesões típicas do ataque de Phoma em mudas de café, de cor mais escura e na margem das folhas - Ibatiba (ES) e Capelinha (MG)


Sintomas típicos do ataque de Ascochyta em mudas. Lesões circulares, mais claras e mais no meio das folhas. Elas podem coalescer

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures