ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ataque de Phoma em cafeeiros favorecido por chuva de granizo

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 23/06/2021

1 MIN DE LEITURA

0
2

Observações de campo em lavouras de café mostram que o ataque de Phoma se agrava em áreas de cafeeiros atingidos por chuvas de granizo.

A abertura de ferimentos por granizo nos tecidos de plantas de café, em suas folhas e ramagem, já é bastante conhecida como fator de favorecimento do ataque de mancha aureolada, servindo de porta de entrada da bactéria Pseudomonas. No caso do ataque de Phoma, também já foi relatado o aumento dessa doença em folhas atacadas por lagartas em função dos ferimentos provocados por elas.

As pedras de gelo oriundas das chuvas de granizo, por efeito mecânico, provocam dilacerações e ferimentos nos tecidos das plantas, o que favorece a entrada do fungo da Phoma. No entanto, as observações efetuadas mostram que a infecção por Phoma ocorre, principalmente, na folhagem e ponteiro de ramos, não penetrando pelas lesões na ramagem madura. Diferentemente do ataque de Pseudomonas, a Phoma infecta somente tecidos mais jovens.

Ressalta-se que a região de Marechal Floriano, como a quase totalidade da cafeicultura de montanha no Espírito Santo (menos na parte muito alta do Caparaó), não tem problema com mancha aureolada. Em algumas machucaduras pode, eventualmente, entrar fungos do gênero Colletotrichum.

Diante das verificações efetuadas, indica-se, assim, logo após a ocorrência de granizo, aplicações de fungicidas específicos para proteção contra a Phoma, observando, logicamente, o ambiente da região, se a doença é problemática naquela condição climática. Além disso, caso haja coincidência, em determinada região, também de problemas com Pseudomonas, pode-se aproveitar e associar produtos específicos contra a bactéria na mesma pulverização, por exemplo, um cúprico ou outro indicado.


Folhas de cafeeiros intensamente atacadas por Phoma após ocorrência de chuva de granizo (esq.) e detalhe de lesões de Phoma a partir de ferimentos provocados pelas pedras de gelo (dir.) - Marechal Floriano (ES)


Detalhe de lesões de Phoma em folhas de cafeeiros após chuva de granizo (esq.) e detalhe de ferimentos em ramos maduros, sem qualquer infecção (dir.) - Marechal Floriano (ES), maio/21

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint