ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Adaptação do cultivo de cafeeiros robusta/conilon na Chapada Diamantina (BA)

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 28/04/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

O cultivo de cafeeiros robusta/conilon está se mostrando viável, com boa adaptação às condições da região da Chapada Diamantina, no estado da Bahia. O cafeeiro robusta, da espécie Coffea canephora, é oriundo de regiões quentes, de países africanos, sendo o conilon oriundo da África seca. Além de suportar temperaturas mais altas, o cafeeiro conilon também suporta déficits hídricos mais severos. 

A região da Chapada Diamantina possui áreas de altitude mais elevadas, na faixa de 800 a 1000 m. Nessa região, o zoneamento climático indicou a aptidão para cafeeiros da espécie C. arabica, pelo clima mais frio. No entanto, o regime de chuvas tem sido insuficiente. No período de outubro a dezembro, onde o cafeeiro floresce e frutifica, só ocorrem chuvas de trovoada e de forma inconstante. O período normal de chuvas vai de março a julho. 

Na maioria das propriedades da Chapada Diamantina não existe disponibilidade de água para irrigar as lavouras de café arábica. Então, o cafeeiro conilon poderia ser uma alternativa adequada de cultivo, pela sua maior tolerância a estresses hídricos. 

Um trabalho de adaptação de lavouras de café robusta/conilon está sendo realizado no município de Bonito, na Fazenda Rio do Barro, a 900 m de altitude. Já foram plantados dois lotes de cafeeiros conilon, com cerca de 1 ha cada. Foram usadas, nessa primeira etapa, mudas de sementes, oriundas do Vale do Rio Doce (MG), dos clones LB1 e 2. Não foram usadas mudas clonais devido à indisponibilidade dessas mudas na região. Ainda deve-se considerar que, para cultivo de sequeiro, sem irrigação, as plantas oriundas de sementes sempre possuem um sistema radicular mais profundo. O espaçamento usado foi de 3,5 x 1 m e foram conduzidas 3 hastes por planta. 

Os resultados obtidos na safra inicial mostraram frutificação normal, com rosetas cheias e sem problemas de frio na folhagem. As produtividades obtidas foram boas e se situaram na faixa de 50 sacas por ha, embora se trate de plantas com produção inicial. Verificou-se, ainda, que as plantas de conilon se mantêm bem vigorosas e com folhagem verde, sem sentir os déficits hídricos que tem havido no local. Um pequeno problema é que por haver algo de chuva no inverno ocorrem mais floradas, porém, os frutinhos dessas florações tardias acabam sendo “expulsos” pelo efeito dreno, pelos frutos maiores, e na colheita a frutificação se mostra com maturação adequada à derriça em uma só passada. 

As observações de campo efetuadas recentemente constataram, pela primeira vez na região, a infestação de cochonilha de frutos (Planococcus minor) em alguns ramos dos cafeeiros conilon. Essa praga é um problema sério nas regiões tradicionais desse cultivo. A infestação desta cochonilha não era esperada, pela completa inexistência de plantas de café robusta na região. 

Conclui-se, com base nos resultados obtidos e nas verificações em campo, que é possível cultivar lavouras de café robusta/conilon na Chapada Diamantina. Embora não tenha havido problemas com ventos frios nas lavouras em análise, é indicado localizá-las, dentro das propriedades, nas áreas mais protegidas, e, se necessário, instalar quebra-ventos temporários. Em seguimento ao trabalho, deverão ser selecionadas as melhores plantas da lavoura para preparo de mudas clonais, visando o plantio de novas áreas. Também será adotado o espaçamento de 0,7 m na linha e condução de apenas 2 hastes por planta.


Bom vigor das plantas de conilon mesmo em cultivo de sequeiro e rosetas cheias de frutos, na Fazenda Rio do Barro, na Chapa Diamantina, em Bonito (BA), a 900 m de altitude - Fotos do início de março/23

Vista geral da lavoura piloto de cafeeiros conilon, na Fazenda Rio do Barro, em Bonito (BA), na primeira safra


Detalhe da frutificação de cafeeiros conilon, na Chapada Diamantina (BA), a 900 m de altitude, e a ocorrência de cochonilha dos frutos, de forma ainda pouco severa

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures