ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sofre de Bicho Mineiro? Confira algumas dicas de manejo

ESPAÇO ABERTO

EM 05/06/2018

2 MIN DE LEITURA

1
0

O Leucoptera Coffeella, conhecido popularmente por Bicho Mineiro, é uma praga que deu seus primeiros indícios no Brasil em 1869, no Rio de Janeiro. Se alastrando rapidamente por todo o território, até hoje, continua dando prejuízos a muitas lavouras de café.

Um dos sintomas de que o cafezal está sofrendo com a infestação do Bicho é quando se observa folhas minadas, que costumam cair a partir do terço superior do cafeeiro. A presença da praga, dependendo da intensidade, pode reduzir a produção em até 72%.

Algumas regiões produtoras do País sofrem mais com a doença de acordo com o clima e as estações. No Sul de Minas, por exemplo, a tendência das lavouras registrarem perda com o Bicho Mineiro é entre os meses de agosto e outubro. Em regiões mais quentes, ocorrem em dois picos: abril e maio; e entre agosto e outubro.

Para tratar a praga e evitar grandes prejuízos, Flávio Irokawa, gerente de marketing da FMC Agricultura Solutions, deu algumas dicas que podem ser válidas para o controle preventivo nas lavouras cafeeiras.

Segundo ele, o Bicho Mineiro é uma lagarta de pequenas mariposas que medem cerca de cinco mm. Como a folha de café é a única fonte de alimento para as lagartas, a fêmea adulta deposita seus ovos na face superior. Assim que nascem, as lagartas passam diretamente do ovo para o interior das folhas, se alimentando das duas epidermes.

Para decidir como agir, o agricultor precisa primeiro observar sua lavoura constantemente e verificar a presença de ovos nas folhas, lesões causadas por vespas e a pequenas mariposas prateadas que voam ao tocar nas folhagens. Quando a porcentagem de folhas atacadas nos terços médios e superior dos cafeeiros for igual a 10% de folhas atacadas (com larvas vivas) em épocas chuvosas e 5% em épocas secas, é indicada a aplicação de inseticidas. É importante ressaltar que a incidência e a importância podem variar em cada região e assim as estratégias de manejo são diferentes.

Se a área afetada for um viveiro ou com plantios novos, a aplicação de inseticidas deve ser feita assim que aparecerem os primeiros adultos, por conta da pequena área foliar das plantas. Inseticidas sistêmicos usados para evitar o ataque da praga devem ser aplicados no final das chuvas, pois necessitam de umidade no solo para que as plantas o absorvam.

Lavouras expostas a ventos constantes precisam ser inspecionadas constantemente em época propícia ao ataque da praga. As inspeções devem continuar até que comecem as chuvas mais frequentes e consequentemente o início de novas brotações nas plantas. É importante adotar Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a cultura do café.

Para que haja um melhor controle, o cafeicultor pode consultar um engenheiro agrônomo. Segundo Flávio, a FMC disponibiliza um manejo completo para o controle de doenças e pragas nos cafezais, contribuindo para a produtividade do setor. A equipe de campo da companhia visa realizar avaliações e orientar os produtores.

Flávio ressalta que a FMC possui alguns inseticidas destinados ao controle do Bicho Mineiro, como o Altacor. Este produto é uma Diamida Antranílica do grupo químico 28 (MoA-IRAC) e age nos moduladores dos receptores de rianodina do inseto. Para realizar uma rotatividade, ele também recomenda o uso do inseticida Nexide. Os produtos devem ser aplicados de acordo com as recomendações de boas práticas agrícolas e instruções da bula.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VANIVAN SANTOS

EM 15/04/2019

Olá só da Bahia Suldoeste da BA tenho uma pequena plantação De café fica na parte da caatinga ta dando bicho mireiro que posso faz cm a caatinga é mais quente o café agora já ta amadurecendo posso bate o veneno pra mata bicho mireiro

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures