ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

As amazonas da cafeicultura Amazônica

ESPAÇO ABERTO

EM 30/11/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

Por Enrique Alves*

Sim, a cafeicultura na Amazônia tem evoluído muito ao longo dos últimos anos. Uma espécie de revolução ou reinvenção que vem modificando a percepção de toda a cadeia sobre o que faz os Robustas Amazônicos tão especiais. Algumas explicações são óbvias, outras se escondem nas sutilezas do cotidiano.

Sejamos então óbvios, evoluímos nosso índice de produtividade média quase extrativista de 8 para 38 sacas por hectare e já existem muitos produtores com médias superiores a 100 sacas. Os cafeicultores estão também a cada dia mais preocupados com a sustentabilidade de suas lavouras e de como entregarão suas terras para as próximas gerações de cafeicultores que estão se formando. A qualidade, essa vem se tornando, a cada ano que passa, mais agradável e diversificada. Um verdadeiro sopro de vigor e novidade para um país que se autodenomina a "nação do café".

Definitivamente, "the dog days" da cafeicultura na Amazônia "are over". E, escrevo isso com a alegria de quem canta uma canção.

A cadeia produtiva em Rondônia, responsável por cerca de 97% de todo o café produzido na Amazônia, quebra paradigmas a cada degrau de sua virtuosa jornada evolutiva. Tem provado que café e preservação ambiental podem e devem andar juntos. Tanto que a região Matas de Rondônia se prepara para receber o que será o primeiro selo de Indicação Geográfica (IG) para cafés canéforas sustentáveis do mundo. Além disso, novos processamentos de pós-colheita têm mudado para melhor o perfil sensorial dos Robustas Amazônicos Finos. Os microlotes Amazônicos são naturais, despolpados e com fermentações diversas. Sim! Nossas bebidas têm acidez, doçura e até notas raras como florais. Neutros!? Apenas se o cliente quiser.

Hoje foi um dia festivo para a cafeicultura no Norte do País. Conquistamos o título inédito de melhor café canéfora fermentado do Brasil no Coffee of The Year 2020. Se cafés especiais são aqueles que te levam às nuvens, os Robustas Finos tem levam à Amazônia. E de primeira classe!

Ediana Capich, do município de Novo Horizonte D'Oeste, foi a responsável por essa proeza comemorada como final da Copa do Mundo. Mas, foi ao ver os agradecimentos da grande campeã nas redes sociais que percebi onde mora o segredo dessa revolução. Ela agradeceu a engenheira agrônoma Poliana Perruti pelas dicas, consultorias e amizade. A mesma Poliana que foi a primeira mulher a vencer o concurso de qualidade do Estado de Rondônia - Concafé, em 2019. Por "coincidência", na edição de 2020 do concurso, o primeiro e segundo lugares também eram mulheres. Detalhe, a grande campeã do Concafé também era assistida pela Poliana.

Ainda sobre o COY 2020, os destaques de Rondônia entre os melhores eram quatro mulheres e um jovem cafeicultor indígena com nome de guerreiro, Tawa Aruá.

Sinal dos tempos? Não! Sinal de novos tempos. A cafeicultura na Amazônia é feminina. E talvez faça sentido, pois, a qualidade é um substantivo feminino.

Isso me fez lembrar minha mãe me dizendo que as mulheres são sempre à frente do seu tempo. Ela adorava me contar a história da sua avó, que com o marido possuía uma bela propriedade rural nas Matas de Minas Gerais, daquelas que recebiam visitas de padres e políticos da época. Ela contava que sua avó tinha um talhão próprio separado dos demais, conceito de "terroir". Nesse talhão ela esperava o momento ideal e colhia os frutos à medida que amadureciam, coleta seletiva. Depois, ela secava os frutos à sombra como se fossem sementes. PARA TUDO! Isso já é o auge da sutileza em secagem lenta. Agora, a melhor parte: ela armazenava cuidadosamente estes grãos em uma grande caixa de madeira e vendia seu "microlote" para consumidores importantes e para o próprio marido. Isso é o conceito de empreendedorismo rural e agregação de valor. Dito isto, só fico triste de não ter tido a oportunidade de conhecer a minha bisavó. Com certeza, seria um pesquisador melhor.

Não há como negar que as mulheres são seres maravilhosos. Têm uma sensibilidade diferenciada e percepção das sutilezas da vida. Também são multitarefas, isso é uma vantagem adaptativa imensa num processo que envolve tantas variáveis como a pós-colheita do café.

Nós homens não conseguimos achar nossas meias nas gavetas. Talvez seja melhor delegar às mulheres a decisão de achar os melhores frutos na lavoura.

Eu não sei como é a cafeicultura na sua região. Aqui na Amazônia, nossos melhores cafés tem alma feminina. Talvez por isso nossas bebidas começam a apresentar nuances florais e ficam, a cada dia que passa, mais doces e brilhantes.

Vida longa e muita saúde às mulheres do café na Amazônia! As responsáveis por tonar nossa bebida tão complicada e perfeitinha.

*Enrique Anastácio Alves é doutor na área de Engenharia Agrícola e, desde 2010, atua como pesquisador A na Embrapa, nas áreas de Colheita, pós-colheita do café e qualidade de bebida. Contato: enrique.alves@embrapa.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures