ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cultivar de café Arara mostra características novas na região de Araxá

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 07/02/2018

2 MIN DE LEITURA

77
6

É como chover no molhado: notícias boas sobre o comportamento da Cultivar Arara surgem, uma depois da outra. Aqui são relatados o bom desempenho produtivo, o alto vigor e a resistência a doenças, em condições de altitude elevada, na região de Araxá (MG), em experimento e em plantios comerciais.

A variedade Arara foi desenvolvida pelos técnicos do ex-IBC e da Fundação Procafé e sua adaptação, em diferentes regiões, vem sendo estudada. Em Araxá, a cultivar foi avaliada no Campo Experimental da Capal, hoje Coopercitrus. Ela apresentou produtividade média de 63 sacas por hectare e o padrão Catuaí vermelho IAC 144 resultou em 38 sacas por hectare, na média de sete safras.

Em função dos bons resultados do experimento, diversas lavouras comerciais vêm sendo cultivadas com a Arara. Dessas plantações foram colhidas e avaliadas, em 2017, as primeiras safras, em duas áreas comerciais: na Fazenda Panorama, (município de Tapira) e na Fazenda São Pedro de Alcântara (em Ibiá).

Na Fazenda Panorama, a área com a Arara é de 15,7 hectares. O talhão mais velho, de 4,4 hectares, foi implantado em dezembro de 2014 e sua primeira safra, colhida em julho de 2017, alcançou produtividade de 41,4 sacas por hectare. Não fossem os problemas climáticos (as chuvas de fevereiro a maio de 2017 foram 60% acima do normal), que acarretaram em uma quebra de rendimento de 24% (as demais variedades tiveram perda de 30%, ou seja, 25% a mais que o Arara), a produtividade seria maior. Com os rendimentos normais, a produtividade subiria para cerca de 54 sacas por hectare. A porcentagem de peneira 17 acima foi de 61%, apesar do stress hídrico. Sua pontuação pela escala SCAA foi de 86 pontos. Agrega-se o fato de que, apesar da condição de alta produtividade e sob stress hídrico, a lavoura chegou ao pós-colheita em ótimas condições nutricionais e fitossanitárias, com bom enfolhamento, diferentemente de lavouras de outras variedades com idades semelhantes.

A propriedade está instalada a uma altitude de 1,2 mil metros, em condições muito favoráveis ao ataque de Phoma e da mancha aureolada, o que foi possível constatar nos demais talhões, com outras variedades, da propriedade. Ali foi observado que, mesmo as plantas de Arara sofrendo danos em função de chuva de pedra, diferentemente das demais lavouras, não apresentaram incidência dessas doenças. Outra observação foi que, mesmo em parte da lavoura implantada sobre terreno com cascalho, as plantas se mantiveram, durante todo o ano, em ótimo crescimento vegetativo.

Na fazenda São Pedro de Alcântara, a 980 metros de altitude, existem 11,4 hectares da cultivar Arara, também implantados em dezembro de 2014. A produtividade, obtida de forma semelhante, foi muito boa, sendo de 51,9 sacas por hectare, prejudicada pelo rendimento baixo (gastos 652 litros por saca), em função do déficit hídrico. Com um rendimento normal (480 litros por saca) ela subiria para 70,5 sacas por hectare. Nesta fazenda a variedade Arara mostrou ainda mais as características de plantas muito produtivas. Os cafeeiros também se mantiveram bem enfolhados no pós-colheita, com boas expectativas de alta produtividade para a próxima safra. A qualidade da bebida também foi destacada. Um lote do café Arara da fazenda ficou classificado entre os finalistas do Prêmio Ernesto Illy.

A cultivar Arara promove ganhos de produtividade, possui vigor e resistência em suas plantas, além da boa qualidade dos frutos e grãos. Ela apresentou tolerância a altas temperaturas e ao estresse hídrico e mostrou tolerância a Phoma e mancha aureolada e imunidade à ferrugem. Deste modo, o valor ou benefício do desenvolvimento de um material genético como o Arara deve ser destacado. A sua adoção pelos cafeicultores, como ocorreu nas duas fazendas aqui relatadas, com certeza vai permitir maior renda, empregos e a permanência do produtor na atividade.

77

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SERGIO MAURICIO DE OLIVEIRA

CALIFÓRNIA - PARANÁ

EM 03/04/2023

Ola professor Matiello, sou Sergio do norte do Paraná cidade California 900mts +/- sistema agrofloresta banana, mamão, goiaba, café ipr107, sua opnião sobre plantar o arara; Agradeço e aguardo resposta se possivel.
MARCELLO ANDRADE

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/04/2022

Olá, professor Matiello.
Estou com um projeto de agrofloresta em uma área de 2ha.
Minha região é no entorno de Brasília, com altitude de 1000m.
Essa cultivar seria indicada pra minha região? Será implementado irrigação por gotejamento, assim não haverá problemas com a seca de Brasília.
Caso essa cultivar seja a indicada pra minha região, uma sugestão de onde adquiri-las.
Muito obrigado.
Marcello Andrade
marcelloandrade@gmail.com
KARLA NAZARETH DA SILVA EUPHRÁSIO

RESENDE - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 20/08/2021

Boa tarde!
Sou fã do trabalho do Professor Matiello faz tempo (Globo Rural)!
Eu fiz curso técnico em Agronegócio (SENAR-2018) pensando em ter um sítio e produzir café orgânico, na Mantiqueira. Estava interessada em Arara e Catucaí.
O que devo me atentar ao analisar um terreno para comprar (Serra da Mantiqueira)?
Como verificar a linha de geada?
Grata!
Karla Euphrásio
karlaeuph@gmail.com
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/05/2021

Olha sra Andreza, a escolha do sistema de irrigação depende da disponibilidade e qualidade da água, do sistema de plantio dos cafeeiros e do clima da região. Ambos sistemas, o gotejo e a aspersão são bons, porém de custos diferenciados e de consumo de água igualmente diferentes. Se for uma pequena área seria adequado usar aspersão em malha, um sistema simples e bem economico. Para áreas maiores e onde existir pouca água e, ainda, o clima for muito seco, ou seja, onde for necessário irrigar constantemente o gotejo, apesar de caro, tende a se adequar mais. Matiello
ANDREZA DE LUCCA OZORES

MATEUS LEME - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/05/2021

Obrigada, sr. Matiello, por suas dicas e opiniões tão esclarecedoras!
ANDREZA DE LUCCA OZORES

MATEUS LEME - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/05/2021

Sr. Matiello, tem sido um prazer ler seus textos e aprender tanto sobre cafeicultura. Sou iniciante nessa área e cheia de dúvidas. Gostaria de saber qual a melhor forma de irrigar o café Arara, por aspersão ou gotejamento?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2021

senhor Giovanni, no caso do Arara ele desempenha bem ai em S.D. das Dores, só não é muito resistente à seca e se for área antes com café ele não é tolerante aos nematóides, nesse caso precisa dar um descanso. Quanto às mudas veja se procura ai o Agronomo Marcio Carvalho, da Fdas Reunidas L e S que ele pode dar uma orientação de onde encontrar. Matiello.
GIOVANNI SILVEIRA

INHAPIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/05/2021

Bom dia professor vou plantar arara em área a 670 M altitude, muita luz,próxima a São Domingos das Dores MG qual melhor espancamento ? Onde posso encontrar mudas na região.?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/04/2021

Senhor Leandro, Não, o espaçamento de 1,0 m entre plantas é menos produtivo por área e estressa mais as plantas pós- safra. Pode abrir par 3,5 m nas ruas e fechar para 0,5 m na linha. Matiello
LEANDRO RODRIGUES FERREIRA

MONTE SANTO DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/04/2021

É uma honra ter a sua atenção professor, muitíssimo obrigado pela resposta e atenção!
LEANDRO RODRIGUES FERREIRA

MONTE SANTO DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/04/2021

Bom dia professor.
Vou formar uma lavoura de arara em mte santo de Minas e fui instruído pelo eng agrônomo de plantar com o espaçamento de 3,30x1,00 esta correto esse espaçamento?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/02/2021

Já estive em Alagoa Nova, faz tempo. Comi fava lá. O cuidado que deve ter na lavoura é o espaçamento do café, um pouco mais largo sob sombra (pode ser 3,5 x 0,5 m e não exagerar no nível de sombra, deixando uns 30-40% de luz para o café florescer melhor. Matiello
SILVIO PORTO DE OLIVEIRA

CAMPINA GRANDE - PARAIBA

EM 18/02/2021

Agradeço demais a honra de tão carinhosa atenção. Como meu pequeno plantio é em sistema de agrofloresta em consórcio com açaí e bananeira os pés de café ficam a no mínimo um metro e meio entre plantas e as linhas com distâncias variadas. Vou me adequar as suas orientações. Att,
Silvio
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/02/2021

Senhor Silvio, fizemos experimentos com cafeeiros arabica na paraiba, até na década de 1980, nas serras de Areias e Bananeiras. Lá tivemos problema com profundidade de solo, pois existe no que se chama Brejo Paraibano, uma camada adensada de solo que atreapalha o aprofundamento das raizes. No entanto, se com irrigação ou sombreamento este problema pode ser contornado. Existe altitude boa e consequente boa temperatura. Este balanço de água no solo uma vez contornado viabi9liza o plantio da cultivar Arara sim.
Em outras áreas do estado, na zona de altitude baixa o ideal seria o cultivo do café robusta, este, também, com irrigação. Matiello
SILVIO PORTO DE OLIVEIRA

CAMPINA GRANDE - PARAIBA

EM 16/02/2021

Sinto-me honrado com vossa preciosa atenção e agora muito mais empolgado e animado para plantar mais e observar e anotar cada detalhe de crescimento e comportamento da cultivar arábica e arara aqui em nosso sistema de agrofloresta. A experiência está sendo feita no município de Alagoa Nova na mesma região de brejo. O cultivo é agroecológico sem uso de químicos. Estarei acompanhando este canal para aprender mais. Um grande abraço. Silvio
SILVIO PORTO DE OLIVEIRA

CAMPINA GRANDE - PARAIBA

EM 15/02/2021

Existe algum experimento u pesquisa com plantio de café arara no estado da Paraíba?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/01/2021

Senhor Marco, quando se fala em produtividade em sacas por ha é do café beneficiado, ou café em grão, pronto para o processo de torração. Matiello
MARCO AURELIO MOREIRA

IBICOARA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/01/2021

A produtividade de X sacas por hectare é na colheita ou processado?
MARCO AURELIO MOREIRA

IBICOARA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/01/2021

A produtividade de X sacas por hectare é na colheita ou processado?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/10/2020

Senhor Leonardo, na realidade não precisaria colocar sulfato de amonia, pois a sua fórmula 20-00-20 já está adequada para o seu cafezal. Só se justificaria se tivesse falta de enxofre. Nesse caso bastaria colocar o equivalente a cerca de 6-8 kg de enxofre por ha, e como o sulfato de amonia tem cerca de 24% de S bastaria aplicar cerca de 30 kg de sulfato de amonia por ha. A mistura vai depender da dose de 20-00-20 que vai usar em sua lavoura. Matiello
LEONARDO

CARATINGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/10/2020

Bom dia.
Posso mistura o sulfato de amônia no 20 00 20?
Por exemplo:100 kg de 20 00 20 posso mistura quanto de sulfato de amônia?para café de 2 anos..
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/01/2020

Neste ano creio que haja sementes da cultivar Arara mais cedo,m a partir de junho julho pois as floradas foram mais precoces. Matiello
JULIANO NICOLUCI GARCIA

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO

EM 15/01/2020

Obrigado pela pronta resposta, professor! Tenho interesse neste café para plantar mudas no corredor da entrada do meu sítio e principalmente para sua utilização pelos alunos da ETEC (Colégio Agrícola) aqui de Pres. Prudente, oeste de SP.
JULIANO NICOLUCI GARCIA

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO

EM 15/01/2020

Boa tarde! A partir de quando conseguiremos sementes disponíveis para fazermos mudas? Obrigado pela atenção!
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/01/2020

Em Ubaporanga, a 500 m de altitude, pode sim plantar o Arara, porem, nessa região, para todas as lavouras de café arabica, seria indicado o uso de irrigação, pois mais calor exige mais água e, conforme informações, a região tem algum deficit de chuva. Matiello

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures