ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistemas de plantio e condução inicial de cafeeiros arábica

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 05/02/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na formação do cafeeiro é importante a definição do sistema de plantio envolvendo o espaçamento utilizado e a condução de hastes nas plantas. No passado era comum o plantio de duas mudas por cova e espaçamento mais largo. Nas últimas décadas se tornou adequado o sistema de plantio mais adensado, com pelo menos 5.000 plantas por hectare e uma menor distância entre plantas na linha. Na condução tem sido indicada haste única, embora alguns técnicos preconizem 2-3 hastes/planta.

Foi realizado um experimento com o objetivo de avaliar sistemas de implantação e condução de hastes em lavoura de café arábica, plantada adensada, com utilização de uma e duas plantas/cova e, com condução, no pós-plantio, de uma e duas hastes/planta. O estudo foi realizado em Marechal Floriano (ES), com plantio em abril de 2017 da cultivar catucaí amarelo 24/137, no espaçamento 2,5 x 0,8 m. Os sistemas de plantio/condução estudados foram: 1) plantio com uma muda/cova (tradicional); 2) plantio com duas mudas/cova; 3) plantio com uma muda/cova e vergamento da muda com 45 dias pós plantio e condução com 2 hastes/pl; 4) plantio com uma muda/cova e capação da gema apical com 45 dias pós plantio e condução com 2 hastes/pl.

Para a avaliação da produtividade foram colhidas as plantas dos quatro sistemas, em 2019, para verificar o efeito desses sistemas sobre a safra inicial. Também foi atribuída nota de vigor às plantas.

Os resultados da primeira safra de condução da lavoura mostram que ocorreu diferença significativa para a produtividade e para o vigor vegetativo. Os resultados estão demonstrados na figura 1. O tratamento com menor produtividade foi o tratamento T3 com vergamento das mudas, produzindo somente 18,2 scs/ha. Seguiu-se o tratamento T4, que recebeu a capação no pós-plantio e foi conduzido com duas hastes/planta, este com produtividade de 26,4 scs/ha.

O segundo melhor sistema em termos de produtividade foi o padrão T1, com apenas uma muda/cova e haste única, com 29,4 scs/ha. O melhor sistema foi o T2, com o plantio de duas mudas/cova, que produziu, nesta primeira safra, 44,3 scs/ha, o que mostra que é necessário o adensamento dentro da linha de plantio, usando mais plantas e não mais hastes. Verifica-se que o sistema de duas mudas por cova, a cada 0,8 m, que teve o melhor comportamento produtivo, se assemelha ao espaçamento atualmente mais indicado, que é de plantio de uma muda a cada 0,5 m. A condução do ensaio por mais três safras dará melhor definição ao médio prazo. No entanto, já se pode concluir que a intervenção na gema apical dos cafeeiros jovens, por capação ou vergamento, visando duplicar hastes, interfere negativamente na produtividade e no vigor vegetativo iniciais das plantas.


Figura 1 - Produtividade (scs/ha) e vigor vegetativo (notas) médio na safra de 2019 em cafeeiros catucaí amarelo 24/137, por efeito de quatro tipos de sistemas de plantio/condução. Marechal Floriano (ES), 2019. - Letras diferentes nas colunas indicam diferença estatística significativa pelo teste de Tukey


Cafeeiros com duas mudas por cova, a 0,8 m Trat 2 (esq.) e aspecto da bifurcação, com duas hastes em plantas com broto capado aos 45 dias pós plantio Trat 4 (dir.)


Cafeeiros com uma muda por cova, a 0,8 m Trat 1 (esq.) e aspecto da bifurcação, com duas hastes em plantas com vergamento aos 45 dias pós plantio Trat 3 (dir.)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures