ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Práticas de irrigação e nutrição são importantes mesmo na fase da colheita

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 11/04/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

As lavouras de café do Espírito Santo foram favorecidas por conta da temperatura e das precipitações no ano agrícola 2020/2021. Esses fatores proporcionaram uma boa produção para a colheita desta safra, que deve ter início na segunda quinzena de abril, época ideal pois permite que o café chegue ao ponto de maturação que resulte em melhores rendimento, produtividade e qualidade. Além de colher na hora certa, os produtores precisam manter a irrigação nesse período.

Segundo a Hydra Irrigações, boa parte dos cafeicultores suspende as práticas de irrigação e nutrição na colheita, esquecendo-se que a etapa fenológica seguinte é a floração. Com isso, as plantas entram nessa fase com grandes déficits nutricionais. 

Com a ajuda das soluções de irrigação inteligente e a adoção do protocolo apropriado, é possível garantir a colheita e aumentar a produtividade. "Muitos não sabem que uma das etapas mais importantes no cultivo do café é a sua floração. Esse período é responsável por definir o potencial produtivo do cafezal e, por isso, é fundamental estar atento às condições nutricionais das plantas e adicionar os nutrientes necessários para que ocorra um florescimento adequado. Deve-se também optar por técnicas efetivas, como o uso do processo de irrigação correto e bem orientado”, declara o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações.

Por conta da pandemia de covid-19, os agricultores também precisam adotar medidas de segurança para evitar contágio no período da colheita do café. Elas estão listadas na 2ª edição da cartilha "Colheita do café: orientações para prevenção do novo coronavírus", lançada, este ano, pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

Principal atividade agrícola do Espírito Santo, a cafeicultura é desenvolvida em quase todos os municípios do estado, em 60 mil das 90 mil propriedades. A única exceção é a capital, Vitória. Cerca de 400 mil pessoas atuam no segmento, em empregos diretos e indiretos. O Espírito Santo é o segundo produtor de café do Brasil e o primeiro de conilon.

Algumas dicas para ter uma safra tranquila é usar estratégias como a divisão dos colhedores por talhões ou carreiras; colher os frutos de café somente no ponto ideal de maturação; e, sempre que possível, adotar a colheita semimecanizada.

As informações são da Hydra Irrigações.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures