ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plantio de café na montanha, melhor com perfuratriz e profundidade

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 14/03/2018

3 MIN DE LEITURA

2
1

O plantio de café em terrenos de montanha ganhou facilidades com as práticas desenvolvidas recentemente, através da associação de uso de perfuratriz motorizada, com plantio mais profundo. Foi possível obter maior rendimento operacional no preparo das covas, combinado com melhor pegamento das mudas plantadas.

Nas áreas de topografia acidentada, o preparo das covas, para plantio do café, é tradicionalmente realizado com o uso de enxadões na abertura e enxadas no enchimento delas, misturando a terra solta com os adubos e corretivos recomendados. Estas operações demandam muito esforço e apresentam baixo rendimento no trabalho. Um homem pode fazer apenas cerca de 150 a 200 covas por dia. Além disso, devido ao esforço e dificuldades de operação manual, as covas ficam sempre menos profundas do que o ideal.

A alternativa de uso de perfuratrizes motorizadas de operação manual no preparo de covas vem tendo maior desenvolvimento ultimamente em substituição ao tradicional enxadão. Mas, o uso dessa opção deve ser adequado em termos de equipamentos e formas de utilização.

O equipamento de perfuração possui um motor superior (a gasolina) para acionar o eixo com a broca e duas alças para o operador maneja-lo. As brocas perfuratrizes são de 2 tipos. No 1º, a broca tem forma de rosca sem fim, a qual, girando, abre um buraco circular, pois vai retirando a terra para fora e, ao atingir a profundidade desejada, é levantada, retirando o restante da terra. O 2º é um tipo de broca composta apenas por duas lâminas terminais no eixo, as quais não abrem a cova, elas afofam a terra, mas não a retira.

As brocas perfuratrizes estão disponíveis no mercado em diversos diâmetros (10, 15, 20 cm ou mais), sendo o ideal, pra café, aquelas com 20 cm de diâmetro, que resultam em aberturas com superfície de cova adequada, com esforço menor, de um único operador. O mais importante no dimensionamento das covas, no entanto, é a sua profundidade. Com a broca perfuratriz pode-se alcançar facilmente cerca de 60 cm, o que favorece a correção do solo e o crescimento do sistema radicular em maior profundidade.

O rendimento do trabalho com perfuratrizes motorizadas aumenta bastante com abertura de 1000 a 1500 covas por dia de trabalho. Caso o solo seja muito argiloso, recomenda-se soldar uma pequena porção metálica no lado da rosca da broca para que a superfície da cova aberta não fique muito lisa e, assim, venha dificultar a penetração das raízes laterais.

Usando as brocas comuns, na forma de rosca, que são as mais indicadas, a terra retirada é misturada, com corretivo e adubo, fora da cova e novamente recolocada dentro dela.

No caso da broca apenas com hastes laterais, o adubo tem sido colocado superficialmente. Na medida em que perfura, ela deveria misturar o adubo com a terra. Na realidade isso não acontece. Para que o trabalho fique aceitável, com os adubos em profundidade, é necessário antes fazer um pequeno buraco com enxadão para ali colocar os adubos um pouco mais profundos, então a mistura fica melhor. Ela pode ainda ser empregada apenas para misturar terra mais adubos, pós-enchimento, em covas abertas com a perfuratriz de rosca usual.

No enchimento das covas, na condição de montanha, é importante deixar de 10 a 15 cm sem preencher, de forma que a muda vai ser plantada, em seguida, mais funda. Essa prática favorece muito o pegamento das mudas recém-plantadas, pois assim vão receber mais umidade e sombra, condições essenciais ao seu pegamento e maior desenvolvimento inicial. Quando necessárias, as molhações também ficam facilitadas, pois a água colocada permanece dentro da cova, junto com a muda, sem escorrimento. O cuidado a tomar é o de manter o restante da área sem revolvimento, com cobertura de mato roçado, para que não haja escorrimento de terra e consequente assoreamento nas covas.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/04/2018

A broca ou haste mencionada pode ser adquirida no comércio. Procure na internet como - broca para plantio de mudas - e vai encontrar, conforme modelo que pode ver na matéria. Matiello
CLOVIS BRASILEIRO FRANCO

EM 02/04/2018

A aste afofadeira é uma adaptação? existe no mercado e onde podemos comprar?
Fico muito grato se puder passar estas informações

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures