ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cochonilha nova constatada em cafeeiros no Sul de Minas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 09/05/2018

1 MIN DE LEITURA

2
0

Uma cochonilha nova de hábitos diferenciados foi constatada recentemente em lavoura cafeeira no Sul de Minas, também mostrando controle natural em boa escala, com predação e parasitismo muito significativos.

A observação foi feita em março/18, em cafezal com 2,5 anos de idade, na 1ª safra. Os sintomas de ataque se mostraram e chamaram a atenção pela maior evidência de escurecimento e presença junto aos frutos. Assim, a princípio, desconfiou-se de ataque de cochonilhas de frutos, como as dos gêneros Planococcus e Pseudococcus, comuns nesse tipo de ataque e conhecidas como cochonilhas farinhentas. Ao se observar melhor as plantas atacadas verificou-se que se tratava de outro tipo de cochonilha, a na forma de escamas, que além de atacar a roseta de frutos atacava também ramos novos sem a presença de frutos e, em grande escala, a folhagem dos cafeeiros, condição que não é comum nessas partes das plantas pelas cochonilhas farinhentas.

Em certos casos, nas folhas, as cochonilhas se mostraram atacando o verso do limbo foliar cobrindo quase toda a sua superfície. As cochonilhas adultas na forma de escamas arredondadas tinham a cor parda clara, porém apareciam esbranquiçadas devido ao parasitismo por um fungo dessa coloração. Também em frutos as cochonilhas se mostraram cobertas por uma colônia circular de fungos de coloração branca.

Além desse parasitismo verificou-se em grande escala sobre folhas, larvas e adultos de micro-joaninhas, usuais predadoras de cochonilhas, por isso, em muitas folhas, notava-se que ao serem tocadas as cochonilhas se desprendiam, sinal de que estavam mortas e com certeza pelo controle biológico presente. No aspecto de parasitismo, se conhece o fungo Lecanicillium lecanii como agente natural de mortalidade de cochonilhas em diversas culturas, porém não na forma de parasitismo altamente eficiente, conforme agora constatado.

O ataque foi verificado na forma de focos, não em toda a lavoura. Ali são feitos os tratos e o controle com práticas usuais, utilizando pulverizações com fungicidas mais micro-nutrientes, associadas ao uso de produtos inseticida/fungicida via solo. A lavoura é irrigada, não sofrendo, portanto, stress hídrico, surgindo assim a hipótese de desequilíbrio em função de defensivos usados, não em função de condição de estiagem, causa esta de desequilíbrio verificada em outras regiões.


2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/05/2018

O ataque de cochonilhas se dá em focos, estes sérios, porem term áreas limitadas. O monitoramento pode sim ser feito, pelos sintomas e sinais provocados pelo inseto. O controle, como dito, em parte se dá por inimigos naturais. Nos focos pode-se fazer o controle quimico, sendo indicados produtos à base de Clorpirifós. Matiello
SERGIO GOMES CASTEJON

MONTE SANTO DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/05/2018

E como combater, professor?

As fotos já indicam uma infestação muito avançada da doença. Como elas aparecem no início? Tem alguma orientação sobre a inclusão dessa doença no programa de monitoramento de pragas e doenças - frequência, forma/procedimento de observação, níveis toleráveis etc.?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures