ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Porto de Vitória, no ES, não suporta grandes embarcações de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 30/08/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Camila Cechinel

A exportação de café capixaba em 2017 está estimada em 1,8 milhão de sacas entre as espécies arábica e conilon. O volume é o menor dos últimos 35 anos. Para o presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Jorge Luiz Nicchio, há duas razões para o cenário: a seca, que devastou as lavouras do estado entre 2014 e 2016, e o Porto de Vitória, considerado obsoleto para realizar embarcações até o destino final. 

Foto: Renata Wolfe/Café Editora
                                    Foto: Renata Wolfe/Café Editora

É verdade que o longo período de estiagem por qual o estado passou trouxe consequências negativas para a cafeicultura, ocasionando baixas produções de café e resultando em uma queda no volume de sacas exportadas este ano, mas, ao que parece, a questão vai muito além dos problemas climáticos. 

De acordo com Nicchio, o Complexo do Porto de Vitória, que movimenta carga geral, não suporta navios de grande porte, fazendo com que o frete fique encarecido, uma vez que as mercadorias exportadas precisam desembarcar no Porto de Santos ou no do Rio de Janeiro para seguirem até o destino final. O processo de parada, chamado cabotagem, além de cobrar 2 dólares por saca de café para colocar os produtos em um navio maior, demora de 7 a 10 dias para finalizar a entrega.

"O Leste de Minas Gerais produz cerca de 7 milhões de sacas de café, com 70% sendo exportado. Mesmo a região estando próxima do Espírito Santo, o Porto de Vitória não é escolhido pelos importadores para realizar o transporte devido a cabotagem", explica o presidente. Hoje, conduzir o café capixaba ou até mesmo o mineiro por via terrestre até Santos ou Rio de Janeiro é mais vantajoso financeiramente do que fazer a parada de um porto para outro.

Segundo o representante do CCCV,  o Governo do Estado do Espírito Santo está realizando há cinco anos uma dragagem no Porto de Vitória para aumentar a sua profundidade e permitir que navios de 265 metros consigam atracar. Porém, apenas os barcos de 350 metros fazem as grandes embarcações para fora do país. Atualmente, o nível permitido é de, no máximo, 242 metros de atracagem.

"Temos outras atividades agrícolas exportáveis além do café. Somos prejudicados nos produtos que vendemos e compramos. O nosso porto não condiz com o nosso tamanho", disse Nicchio. 

Para a safra 2017/2018, é esperado que o Espírito Santo produza 6,5 milhões de sacas de conilon e 3 milhões de arábica, volume 20% superior ao ciclo do ano passado. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures