ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plataforma Global do Café se lança em desafio para garantir vida da cultura e setor

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 28/09/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes, de Belo Horizonte (MG)

Cada país tem seus próprios desafios quando o assunto é sustentabilidade. A constatação é uma das bases utilizadas pela Plataforma Global do Café (GCP – Global Coffee Plataform), que pretende ampliar a visão e ação da cadeia cafeeira sobre o tema. Formada em março de 2016, durante a 4ª Conferência Mundial do Café na Etiópia, a Plataforma Global do Café é a junção da Associação 4C e do Programa Café Sustentável (PCS), do IDH (Iniciativa do Comércio Sustentável).

Foto: Bruno Lavorato/ Café Editora
Ted van der Put, que foi recentemente eleito como Presidente do Conselho do GCP, realizou a palestra magna da Semana Internacional do Café (SIC)
Foto: Bruno Lavorato/ Café Editora


Para atingir objetivos complexos que incluem suprir demandas sociais, econômicas e de meio ambiente, Ted van der Put, que dirige o IDH e foi recentemente eleito como Presidente do Conselho do GCP, explica que o processo precisa arrebatar toda cadeia. “O sistema é integrado, tem uma pegada ecológica do produto e como ele impacta em todo setor”.


Em passagem pelo Brasil, Ted realizou a palestra magna da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), no dia 21 de setembro, e concedeu entrevista ao CaféPoint. “Essas mudanças necessárias para a sustentabilidade são, na verdade, para o setor se manter vivo. Trata-se da capacidade de resiliência dos agentes do café”, afirma.

A união entre entidades internacionais visando sustentabilidade vem justamente colocar à prova resiliência do setor de café. A iniciativa, que se define como global e público-privada, tem o desafio de trazer agentes de todas as pontas para agirem juntos por uma mesma causa. Atualmente são mais de 300 membros em todo mundo que contribuem com as ações, incluindo o setor de exportação, indústria e gigantes como a Nestlé.

“Não é fácil colocar entidades deste tamanho para trabalharem juntas”, pontua Ted, “mas é justamente quando se entende que superar os desafios da cadeia é um problema de todos que se consegue isso”.

Foto: Bruno Lavorato/ Café Editora
Pedro Ronca, coordenador do Programa Brasil da Plataforma Global do Café, ao lado de Ted van der Put. // Foto: Bruno Lavorato/ Café Editora

O principal objetivo agora da GCP no Brasil é levar ao setor produtivo informações relevantes sobre a sustentabilidade, como alcançá-la e porque ela vale a pena. Para chegar o campo, que supre o restante do mercado com o produto, a Plataforma já capacitou 940 técnicos de campo no Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC).

“Os industriais estão colocando mais investimento da Plataforma justamente porque estão preocupados com a baixa velocidade da sustentabilidade. Uma grande parcela dos consumidores não quer consumir produtos que não respeitem o meio ambiente e que coloquem os produtores em risco de alguma forma”, pontua Ted. “Além disso, se um país tem algum problema com agrotóxicos, por exemplo, essa notícia negativa viaja rapidamente e por isso, a necessidade de que esses dados cheguem aos produtores. É um processo de redução de riscos”.

Desafios do Brasil
Para instigar a transformação, a Plataforma iniciou suas consultas com a primeira ponta da cadeia: os produtores. São eles que apontaram em reuniões já realizadas o que é mais relevante para a produção sustentável em seu ponto de vista. “Em pontos macros, os produtores apontaram itens que já são cumpridos no Brasil, mas que eles querem seguir trabalhando para que não seja um problema futuro, como fome e pobreza”, analisa Pedro Ronca, coordenador do Programa Brasil da Plataforma Global do Café.

Outros pontos levantados pelos produtores brasileiros foram a preocupação com a Sucessão Familiar, Educação e Treinamento, além de Água/ Saneamento. Após ouvir cafeicultores, a Plataforma pretende levar as respostas a essas questões através da atuação de técnicos de campo. “Precisamos saber como e quando os produtores estão aplicando as técnicas, por isso considerados os técnicos implorantes aliados. O Brasil está em uma posição muito privilegiada frente a outros países, neste sentido. Aqui temos um número de entidades que trabalham a extensão que não há em outros locais”, dispara Ted. O programa já atua com parceiros como a Emater (em Minas Gerais, Rondônia e Paraná), o Incaper (ES) e a Cati (SP).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures