ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Na cafeicultura, Rondônia registrou desempenho 22% maior este ano

PRODUÇÃO

EM 16/11/2017

0
0
Da redação

No último final de semana em Alta Floresta D´Oeste (RO), a Comissão de Agricultura do Senado propôs discutir os avanços e os principais desafios da cafeicultura do estado, com a presença do Ministro Blairo Maggi, especialistas e autoridades. Rondônia é o quinto maior produtor de café do Brasil e registrou desempenho 22% maior este ano, em relação a safra passada, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Foto: Café Editora
                                                 Foto: Café Editora

Para o vice-presidente da Comissão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a perspectiva é de que a produção triplique nos próximos anos: "o mérito dessa conquista é dos produtores, que cada vez mais têm apostado no café-clonal, técnica que reúne qualidade e quantidade em um espaço menor do que o usual, e do governo, que tem investido no setor”, disse.
Raupp apontou, ainda, a melhora nos índices econômicos como um fator que deve impulsionar a produtividade, uma vez que o Brasil deve crescer mais de 3% no próximo ano, como apontam os especialistas. Segundo Blairo Maggi, é realmente impressionante o que tem acontecido em Rondônia: "vamos tentar replicar o modelo adotado aqui para outros estados com o mesmo tipo de solo, clima e precipitação e, claro, auxiliar naquilo que for possível para que o estado fortaleça sua produção", comentou. 

Conforme o produtor Reinaldo Caffer, não é preciso investir muito dinheiro para lucrar com o café clonal. Em uma área de 4 hectares, ele e a família produziram 193 sacas por hectare, a maior do estado: "somos a prova que a agricultura familiar pode dar lucro sem investir milhões, e que o café chegou para ficar. Esperamos agora que o governo continue acreditando no produtor rondoniense”.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.