ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mais de 10 tecnologias para incrementar a cafeicultura no Espírito Santo

PRODUÇÃO

EM 06/02/2017

4 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O estado brasileiro mais relevante para a produção de café robusta, o Coffea canephora, produziu também diversas tecnologias dedicados à cafeicultura. A severa crise hídrica ocorrida no Estado do Espírito Santo por três anos consecutivos, desde 2014, nas épocas de florescimento e desenvolvimento dos frutos do cafeeiro reduziu drasticamente a produção de café conilon nos últimos dois anos. Ainda assim, o estado segue como o maior produtor de café conilon, responsável por 63% da produção brasileira que foi de 7,987 milhões de sacas neste ano.

Foto: Incaper/ Divulgação
Poda programada no café arábica / Foto: Incaper/ Divulgação


Para pontuar essas técnicas que podem contribuir para mitigar os efeitos adversos da seca nas lavouras de café conilon, além de permitir incrementar a produção de café arábica, o Consórcio Pesquisa Café listou o que foi desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Confira, abaixo:

- Café conilon: adubação e calagem - tem como objetivo fornecer informações aos técnicos para que possam orientar os cafeicultores no tocante à recomendação para aplicação de calcário, de gesso e de adubo (nas fases de formação e produção) na cultura do café conilon no Estado do Espírito Santo.

- Cultivares de café arábica para a região das montanhas do Estado do Espírito Santo - aborda tópicos sobre a importância do café arábica no Estado, o histórico das primeiras cultivares no Brasil, a genealogia das principais cultivares recomendadas para o Espírito Santo e, também, sobre o programa de melhoramento genético de café arábica do Incaper.

- Café conilon: técnicas de produção com variedades melhoradas - Essa publicação abrange todas as etapas da cultura do café nos seguintes tópicos: variedades melhoradas, mudas e condução de viveiros, escolha e preparo da área, espaçamento e densidade de plantio, plantio em linha, calagem e adubação, poda de produção e desbrota, conservação do solo, controle de ervas daninhas, irrigação, pragas e doenças, colheita, secagem, processamento e armazenamento.

- Técnicas de produção de café arábica: renovação e revigoramento das lavouras no Estado do Espírito Santo - descreve as principais tecnologias para renovação, revigoramento e produção de café arábica com sustentabilidade no Estado, abordando aspectos como o plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita, cafeicultura orgânica e sustentável e produção de sementes.

- Arábica - produza seu café com excelência e qualidade - resume em “dez mandamentos” as boas práticas que os cafeicultores devem observar para a produção de cafés de qualidade, com ênfase nas fases de colheita e pós-colheita.

- Cafés do Estado do Espírito Santo: Conilon e Arábica - apresenta a qualidade dos cafés conilon e arábica produzidos nas principais regiões do Estado e destaca atributos positivos da cafeicultura capixaba nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

- Calcário correto: programa de incentivo à utilização de calcário para a cultura do café na Região Sul do Estado do Espírito Santo – Incentiva a utilização de calcário em propriedades de agricultores familiares para renovação e/ou revigoramento da cafeicultura, com forma de ampliar a produtividade das lavouras, exercendo efeitos demonstrativos dos diversos benefícios combinados dessa prática sobre os demais cafeicultores dessa Região.

- Diamante ES8112 – Esta cultivar de café conilon desenvolvida pelo Incaper tem maturação precoce e é colhida no mês de maio. É formada pelo agrupamento de nove clones de maturação precoce. Apresenta produtividade média de 80,73 sacas beneficiadas por hectare, superior em 39,19% e 14,73% às cultivares testemunhas Emcapa 8111 e Vitória Incaper 8142, lançadas em 1993 e 2004, respectivamente.

- ES8122 ‘Jequitibá’ –
Cultivar de café conilon com maturação intermediária e cuja colheita concentra-se no mês de junho. É formada pelo agrupamento de nove clones de maturação intermediária. Apresenta produtividade média de 88,75 sacas beneficiadas por hectare, superior em 47,92% e 26,07% à média das cultivares testemunhas Emcapa 8121 (maturação intermediária) e Vitória Incaper 8142, lançadas em 1993 e 2004, respectivamente.

- Centenária ES8132 – Esta cultivar de conilon tem maturação tardia e é colhida no mês de julho. É formada pelo agrupamento de nove clones de maturação tardia. A produtividade média é de 82,36 sacas beneficiadas por hectare, superior em 37,27% e 16,99% à média das cultivares testemunhas Emcapa 8131 (maturação tardia) e Vitória Incaper 8142, lançadas em 1993 e 2004, respectivamente pelo Incaper.

- Manejo da broca-do-café - Descreve a broca-do-café, os prejuízos causados por esse inseto na produtividade e qualidade do café, além de apresentar orientações para manejo ecológico e monitoramento dessa praga.

- Poda programada de ciclo em arábica: PPCA - explicações sobre a condução e vantagens dessa modalidade de poda para o café arábica que tem por objetivo recuperar o vigor das lavouras que proporcione maior longevidade do cafeeiro com manutenção de seu potencial produtivo. (LEIA também: Poda programada de ciclo se estende para arábica e proporciona corte nos custos)


- Poda programada de ciclo do café conilon - explicações sobre a condução e vantagens dessa modalidade de poda para o café conilon para, assim como no caso no café arábica, recuperar o vigor produtivo das lavouras. As principais vantagens da poda programada de ciclo do café conilon são: redução média de 32% de mão-de-obra no período de 10 colheitas, facilidade de entendimento e execução, padronização do manejo da poda, maior facilidade para realização da desbrota e dos tratos culturais, maior uniformidade das floradas e da maturação dos frutos, melhoria no manejo de pragas e doenças, aumento superior a 20% na produtividade média da lavoura, maior estabilidade de produção por ciclo e melhor qualidade final do produto. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures