ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportação de cafés especiais de Carmo de Minas cresceu 30%

PRODUÇÃO

EM 07/12/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A exportação de cafés especiais em Carmo de Minas (MG), cidade que se destaca pela produção de grãos diferenciados no Sul de Minas, cresceu pelo menos 200 vezes nos últimos quatro anos, de acordo com uma reportagem elaborada pelo portal G1. Há quatro anos a Cooperativa de Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive) exportava um contêiner com 300 sacas no ano. Hoje, o montante chega a 60 mil sacas.

Foto: © illycaffè S.p.A.
                                              Foto: © illycaffè S.p.A.

Segundo a matéria, atualmente os cafés da "Mantiqueira de Minas", reconhecida em 2011 como Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência, são exportados para 18 países, onde os principais são: Coreia do Sul, Estados Unidos e Hong Kong, comprovando que o consumo de cafés especiais está crescendo mundo afora. 
De acordo com o gerente de exportação da Cocarive, Wellington Carlos Pereira, o aumento na embarcação de cafés especiais do município começou após um trabalho feito pela cooperativa, que passou a colocar os cafés dos produtores nas mãos de torrefadores do mundo todo: "não queremos ter lucro em cima do produtor, e sim dar mais rentabilidade para que eles possam continuar produzindo café especial em uma região onde a gente tem a mão de obra mais cara do Brasil". 
Pereira explica que a exigência na qualidade dos cafés que vão para fora do país é um dos requisitos para os produtores da cooperativa de Carmo de Minas: "temos muita rastreabilidade, temos um selo de Indicação Geográfica, onde todo o trabalho do produtor é levado dentro de um selo, de uma sacaria ou em uma caixa à vácuo".  Atualmente, a Cocarive não embarca nenhum café abaixo de 83 pontos, conforme escala de referência da Specialty Coffee Association (SCA). 
Com cerca de mil pequenos produtores, a cooperativa está em busca de cafeicultores para fazer parte do time, uma vez que depende do trabalho deles para poder seguir nas atividades. Com uma taxa de crescimento de 30% ao ano, a exportação de cafés especiais de Carmo de Minas tem feito os estoques ficarem pequenos.

“A capacidade de café que eu recebo hoje na cooperativa é praticamente o volume que eu tenho exportado de café. Este ano a gente pode dizer que vendeu 100% dos cafés especiais que recebeu. Se a gente continuar crescendo 30%, eu preciso crescer 30% de estoque, eu preciso crescer 30% de membros", concluiu Pereira. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WINICIUS ALVES DEOLIVEIRA

INHAPIM - MINAS GERAIS

EM 10/12/2017

Quais os requisitos para fazer parte dessa cooperativa? Tem que ser da mesma região?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures