ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Exportação de café apresenta aumento de 9,9% em maio, diz Cecafé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 12/06/2017

0
0
Por Camila Cechinel

Em maio, o Brasil exportou 2.437.823 sacas de café de 60 kg, crescimento de 9,9% em comparação com abril. Já a receita cambial foi de US$ 481,9 milhões, aumento de 8,83% na mesma comparação. Os dados foram divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) na manhã desta sexta-feira (09), em São Paulo (SP).

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                           Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora

De acordo com o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, em referência ao mesmo período do ano passado o volume das embarcações representa uma queda de 3,6%, já que os embarques foram de 2,529 milhões de sacas em 2016. No entanto, a receita dos exportadores aumentou 13% na mesma comparação, com preços 17,2% mais caros. Em maio deste ano, o valor médio de exportação chegou a US$ 171,84 por saca.

"Um volume abaixo de 3 milhões não é normal para o país, mas o resultado está dentro do cenário previsto para o período de entressafra, com redução de oferta do produto devido aos fatores climáticos", disse Carvalhaes, afirmando, em seguida, que com a entrada da nova safra os resultados poderão se normalizar durante o segundo semestre.

Em números, os cafés verdes alcançaram, no penúltimo mês do ano safra 2016/17, um total de 2.209.116 sacas, sendo 2.189.557 de arábica e 19.559, de robusta. De acordo com presidente, em 12 meses foram vendidos 29,06 milhões de sacas de café arábica, melhor desempenho nos últimos cinco anos.

"A bienalidade está diminuindo ano a ano. Em 2016 tivemos uma performance muito boa de arábica e esse ano haverá uma pequena redução, mas não será nada absurdo", explicou. Quanto à liberação do governo sobre a importação de café verde do Vietnã, o presidente é direto: "Seguimos pelo livre mercado".

Se tudo correr dentro do previsto, sem nenhum grande fenômeno interferindo nas lavouras do Brasil, a expectativa do Cecafé é encerrar o ano cafeeiro 2016/2017 com exportações variando entre 33,2 milhões e 33,4 milhões de sacas de 60 quilos.  

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.