ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas em MG: "ainda é cedo para falar em perdas", informa Cooxupé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 07/06/2017

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por Camila Cechinel

A colheita de café na safra 2017/2018 já começou no Brasil. Apesar das recentes chuvas que caíram em Minas Gerais terem dificultado a retirada dos grãos em algumas regiões produtoras do estado, o vice-presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Augusto Rodrigues de Melo, afirmou que ainda é cedo para falar em perdas.

Foto: Gui Gomes/ Café Editora
                                    Foto: Gui Gomes/Café Editora

De acordo com ele, a colheita, nos mais de 200 municípios que abrangem a área da Cooxupé, está muito no início e há a participação efetiva dos mais de 13 mil cooperados nas lavouras. "No início a chuva atrapalhou um pouco. Dava para perceber as peneiras miúdas, mas foi melhorando e na última semana a coleta do café estava a todo vapor", disse. 

Apesar da boa expectativa para o momento, o cenário pode mudar a partir dos próximos dias, uma vez que a climatologia indica que ocorrerão geadas no estado que trarão preocupações aos cafeicultores e possíveis prejuízos, dependendo de onde a plantação estiver localizada. 

"Noticiários dizem que o frio vai chegar em Poços de Caldas. A gente nunca está preparado para uma geada, mas estamos ansiosos para ver o que vai acontecer", comentou. 

Expectativa

Segundo Melo, produtores estão esperando uma quebra na safra de até 17% para este ano, diminuição ocasionada, principalmente, por conta da bianualidade da cultura. Apesar da Cooxupé ainda não ter uma estimativa, em números, de como anda a colheita, aparentemente tudo está ocorrendo como deveria. 

"Acreditamos em uma queda acentuada, principalmente, na região da  Mogiana, produtora de arábica. Ano passado a safra foi boa, mas agora teremos um bom caimento", finalizou. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANK SCANAVACHI

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/06/2017

Alguns fatores certamente vão aumentar os números de quebra! O rendimento na hora do benefício está muito longe de boas expectativas! Porcentagem alta de peneiras baixas! Grande quantidade de grãos chocos e mal granados! E muitos grãos brocados!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures