ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuva prejudica a qualidade do café arábica em Marechal Floriano (ES)

PRODUÇÃO

EM 01/08/2017

1 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

A colheita de café no Brasil chegou em 73% do total até o dia 25 de julho, de acordo com levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado. Porém, as chuvas ocorridas em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, estão trazendo perdas para os produtores de café arábica, uma vez que, devido à umidade, os fungos atacam as plantas e afetam a qualidade do produto.

Foto: Ivan Padovani/Café Editora
                                     Foto: Ivan Padovani/Café Editora

Na região, apesar dos cafezais estarem carregados, a safra deste ano pode ser menor que a esperada, devido aos problemas climáticos. Segundo o engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), César Krohling, os fungos atacam quando os grãos de café começam a madurar, dando para ver, claramente, o processo de fermentação que ocorre. 

"Em casos específicos, como está acontecendo esse ano, os frutos nem amadurecem. Não amadurecendo, não tem fruto cereja para descascar, interferindo negativamente na qualidade do café", explicou ao portal de notícias da Globo. 

A colheita do arábica coincide com o inverno, quando o clima normalmente é seco. Mas, na Região Serrana, a estação do ano começou com excesso de umidade. Em junho, o município de Marechal Floriano registrou uma alta umidade do ar, entre 60% e 90%, e temperaturas baixas, em torno de 16,8 Cº. O volume de chuvas ficou entre 200 e 250 milímetros. 

De acordo com o engenheiro, o fungo ataca a casca do café, porque é onde encontra condições favoráveis para se desenvolver. "A casca, além de açúcar, tem muita umidade. O fungo não chega a atacar o grão, ele não perde peso, mas o processo de fermentação interfere na xícara", diz. 

Para Krohling, a recomendação é que os produtores façam uma colheita seletiva para separar os grãos de qualidade dos fermentados. "O grão fermentado tem a mesma densidade que o grão de qualidade. Aí, eles se misturam, são descascados e secados juntos,  depreciando o valor comercial da bebida", conta. 

A esperança é que a partir deste mês a umidade diminua e os grãos verdes amadureçam saudáveis. Para a safra 2017/2018 já era esperada uma safra reduzida, em função da seca que atingiu o Estado nos anos anteriores.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADEMAR ALVES

OSASCO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 03/08/2017

Com certeza os custos superam as receitas. A atividade se torna inviável.
WALCI NUNES LEITAO

SANTO ANTÔNIO DO AMPARO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2017

Todo ano as conversas são as mesmas: qualidade, peneiras, chuvas, safra baixa e preços abaixo dos custos de produção. Já tem vários produtores pensando em abondonar a atividade. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures