carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Produção

Cafeeiros: equilíbrio nutricional é essencial para a fertilidade do solo

postado em 13/11/2017

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Nessa época do ano produtores de café estão preocupados em nutrir as lavouras, com o objetivo de construir a fertilidade do solo. De acordo com o engenheiro agrônomo da Yara Brasil, Thiago Reis, os cafeicultores precisam se lembrar da importância do equilíbrio nutricional para a planta.

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                  Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

Segundo o especialista, é interessante realizar, todos os anos, análises do solo para que qualquer limitação do ambiente seja identificado, assim como para conhecer bem a planta e o histórico da área para atender as demandas conforme a necessidade local. 

"Além do fósforo, todos os nutrientes têm a sua devida importância para que a planta expresse um maior potencial produtivo. Boro e zinco, por exemplo, são dois micronutrientes que mais respondem as aplicações para o cafeeiro, desde que aplicados no momento e no local certos", explicou Reis para o Papo de Cafeicultor. 

Ainda segundo o engenheiro agrônomo, produtores que costumam aplicar os defensivos via solo junto com boro e zinco, a fim de aproveitar o operacional, estão corretos, uma vez que não há nada melhor que aliar dois micronutrientes importantíssimos para a planta à proteção fitossanitária. Porém, há um alerta: nessa mistura não se pode usar qualquer produto. 

"O cafeicultor tem que tomar muito cuidado para não usar qualquer tipo de produto na mistura com os defensivos para aplicação de solo. Temos no mercado produtos que dão a nutrição do boro e do zinco e garantem que o defensivo funcione de maneira adequada", disse Reis, concluindo: "não queremos uma mercadoria que corroa a máquina ou que dê problema no filtro do equipamento. Precisamos de um produto de qualidade e que não interfira no efeito defensivo do campo". 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Salomão Aguiar Coelho

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 13/11/2017

Seria interessante fazer a associação de qual voto e zinco junto à qual defensivo via solo?

winicius alves deoliveira

Inhapim - Minas Gerais - odontologo
postado em 20/11/2017

Olá .Qual seria esse produto?
"Temos no mercado produtos que dão a nutrição do boro e do zinco e garantem que o defensivo funcione de maneira adequada".
Obrigado!!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade