ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Crescem as vendas de café com certificação socioambiental

MERCADO

EM 14/07/2017

2
0
Da redação

As vendas de café com o selo de certificação socioambiental da Rainforest Alliance Certified™ (RAC) cresceram 9% em 2016, de acordo com levantamento do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). 

Foto: Ivan Padovani/Café Editora
                                    Foto: Ivan Padovani/Café Editora

Segundo o relatório, Minas Gerais é a maior região produtora do café com a certificação: o sul e o cerrado concentram a maior parte das propriedades, embora a produção esteja presente, também, em estados como Bahia e São Paulo, cuja cafeicultura rendeu 2,7 milhões de sacas (31% do total mundial com o selo). 

A Europa é o principal destino dos grãos com selo que saem do Brasil. Conforme o gerente de projetos e secretário executivo adjunto do Imaflora, Eduardo Trevisan, "chama a atenção o contínuo crescimento da certificação em grupo, que representa 48% do total. Essa modalidade facilita o acesso de pequenos e médios produtores."

Para conferir o relatório completo sobre o mercado de cafés certificados Rainforest Alliance CertifiedTM 2016, clique aqui.

2

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ ANTONIO GOBEL

NOVA RESENDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/07/2017

ledo engano. O mercado esta cartelizado pelas multinacionais...Eles fazem o que bem entendem com o mercado. E o produtor só amarga prejuízos sempre. Isos tem que acabar! 
SERGIO CASTEJON

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/07/2017

Há vantagens econômicas com a certificação? Relatório decepciona ao nada avaliar sob o aspecto econômico da certificação.

Qual o preço médio ao café de propriedades certificadas em relação às não certificadas? A vantagem econômica parece ser baixa, pois apenas 43% dos cafés "certificados" foram vendidos como tal.