ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O café é um pilar do desenvolvimento rural, disse Bill Clinton

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/07/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
O café é um pilar do desenvolvimento rural, disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, no Primeiro Fórum Global de Produtores de Café. Clinton, cujo excelente trabalho no combate à pobreza e promoção do desenvolvimento econômico e social se estende a vários continentes, especialmente em áreas rurais, participou do painel "Sustentabilidade Econômica e Desenvolvimento Rural para promover a Estabilidade Global e Democracia", junto com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Foto: Divulgação
                                                 Foto: Divulgação

Clinton destacou que quando uma cidade, como no caso de Medellín, ou um país, como a Colômbia, entra em uma fase pós-conflito, isso é o detonador de desenvolvimento. "É melhor somar que subtrair, multiplicar, dividir", disse ele. O ex-presidente sugeriu que os cafeicultores complementem sua renda com outros produtos ou atividades agrícolas. E em países tão ricos em biodiversidade como Colômbia e Brasil, isto pode ser conseguido com o ecoturismo em regiões produtoras de café.

"Precisamos ver o café como um pilar de uma sociedade mais estável", insistiu, observando que um produto como o café é também um muro de contenção a atividades ilícitas, tais como o tráfico de drogas. Clinton destacou a necessidade de que todos os membros da cadeia do café tornem-se corresponsáveis para torná-lo sustentável como um todo, uma abordagem reiterada no Fórum.

Para avançar da melhor maneira em termos de sustentabilidade no café, o ex-presidente propôs estabelecer uma meta grande e, em seguida, dividi-la em metas menores e realizáveis. O presidente da Colômbia, por sua vez, observou que a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) tem sido muito inteligente, não só para buscar um preço melhor para o produtor, mas também em levar o desenvolvimento social através da construção de obras de infraestrutura como estradas, eletricidade, escolas ou hospitais.

"Por isso, o bem-estar nas zonas cafeeiras é muito maior do que no resto das áreas rurais", admitiu Santos.

Mais cedo, a sessão inaugural do Fórum foi marcada por um pedido de líderes de países produtores de café para somar esforços para a produção sustentável de café, motor de desenvolvimento e bem-estar social, especialmente em áreas rurais.

As informações são do https://www.federaciondecafeteros.org/ Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures