ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vice-presidente do Centro do Comércio de Café de MG destaca redução na produção após geada

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/07/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Sul de Minas foi muito afetado com as geadas da última semana. Sobre o tema, o vice-presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Ricardo Schneider, concedeu uma entrevista ao jornal Hoje em Dia, onde apontou que a próxima safra deve ser bem menor por conta das intempéries climáticas. Schneider disse que todas as lavouras da região sofreram com a queda nas temperaturas, mas que ainda é cedo para precisar os danos reais.

“Tivemos um período longo sem a ocorrência de geadas, sendo que a última relevante foi em 1994. Tivemos seca, excesso de chuva, mas sem geada. Agora, estamos enfrentando uma geada importante que vai impactar a produção do café. Ainda é cedo para dizermos qual o impacto, a extensão dos danos. Na semana passada, visitei algumas lavouras para ver in loco a situação e foi um impacto geral. Todas as regiões que visitei no Sul de Minas sofreram. Isso, certamente, vai causar redução na produção e já causou uma movimentação nos mercados com alta de preços. Mas qualquer número que se falar agora é precoce”, apontou.


Ricardo Schneider, vice-presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG)

Segundo ele, com os alertas de uma nova frente fria nessa semana, o produtor não tem muito o que fazer. “Quando o frio vem, não existe nada que possa ser feito neste momento para impedir a geada. O que aconteceu, nos últimos anos sem geada, foi uma migração da lavoura para áreas mais baixas. Normalmente, o produtor costuma plantar nos locais mais altos porque a chance de frio é menor. Com os invernos amenos dos últimos anos, a decisão foi plantar em baixadas por conta da facilidade do manejo, onde a mecanização funciona melhor. O que percebemos foi um movimento de aproveitamento de espaço. Essas áreas mais baixas são mais suscetíveis à geada e o frio foi muito intenso nos últimos dias. O que pode acontecer é que, talvez, alguns produtores que tiveram perdas maiores possam repensar a plantação nessas áreas”, comentou.

Com a geada, o produtor perde 100% e precisa tirar a lavoura e plantar tudo de novo. “As plantas que sofreram mais são as mais jovens porque têm uma estrutura mais fraca. Em muitos locais, os produtores relataram que houve a chamada geada de capote, que atinge só o topo das árvores. As árvores mais maduras sofrem, mas resistem. Por isso, os produtores vão precisar tomar decisões importantes nos próximos meses, se aguardam para ver como vai ficar a lavoura ou se plantam novamente. Eles devem aguardar essa nova frente fria e analisar os danos reais. Toda a cadeia está preocupada com essa situação, mandando homens a campo, buscando informações”, explicou Ricardo.

As informações são do Jornal Hoje em Dia (por Maria Amélia Avila).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures