ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Variedade arara ganha destaque no mercado internacional

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

A cultivar arara já é conhecida no Brasil e vem ganhando destaque no exterior. A Revista Forum Café, número 84, editada na Espanha e distribuída na Europa, fez recentemente uma reportagem reverenciando o arara como uma variedade capaz de se destacar no atendimento à demanda de cafés especiais, sobretudo, para os mercados mais exigentes quando o assunto é qualidade de café.

Sob o título “Café Arara, el Geisha Brasileño” a revista mostra as vantagens desta nova variedade nos aspectos da produção e, principalmente, na qualidade da bebida, comparando-a com a variedade Geisha, oriunda da Etiópia e já reconhecida mundialmente pela qualidade excepcional de seus cafés.

Para a Fundação Procafé e sua equipe técnica, que participa do desenvolvimento da cultivar arara, é motivo de muito orgulho ver esse importante trabalho de pesquisa e difusão tecnológica, rendendo, literalmente, bons frutos. Afinal, esse é um de seus objetivos principais: criar melhores condições para a produção pelos cafeicultores do Brasil. Neste sentido, é fundamental destacar o empenho e dedicação dos Técnicos do ex-IBC e agora da Fundação Procafé, os Engs. Agrs. José Braz Matiello e Saulo Almeida, sem se esquecer de Francisco Barbosa Lima, quem iniciou o processo de seleção, os quais desde os anos de 1980 e ainda hoje participam da melhoria das variedades de café, como a arara.

Sobre a cultivar arara

Segundo os especialistas, os cafeeiros da variedade são muito produtivos e vigorosos, mantendo sua produtividade ao longo dos anos, apresentando, inclusive, boas respostas ao sistema de podas. Agregam, ainda, imunidade à ferrugem e boa tolerância à Phoma e à Pseudomonas. Além disso, apresentam frutos grandes e grãos de peneira graúda.

Os cafés produzidos pelos cafeeiros arara apresentam bebida limpa e adocicada e, em diversos concursos de qualidade, vem se destacando constantemente e ganhando consideráveis premiações.

A boa qualidade da variedade está ligada à sua origem genética, além da sua característica de maturação tardia dos frutos, pois o processo de desenvolvimento dos frutos fica alongado, assim tendo mais tempo para o acúmulo de substâncias ligadas à qualidade, resultando em cafés de melhor bebida, mais complexa e aromática.

As informações são da Fundação Procafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures