ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Varginha (MG) recebe Centro de Excelência em Cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

O Centro de Excelência em Cafeicultura, localizado em Varginha (MG), segue em obras. Cerca de 50% da construção já foi executada e vistoriada na última quarta-feira (5). A expectativa é de que a conclusão ocorra em dezembro e que sejam geradas 50 novas vagas de trabalho.

O local será um espaço de capacitação e geração de conhecimento (pesquisa). A instalação em Varginha foi uma iniciativa do presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, que atuou junto ao Senar Nacional e contou com apoio do Sindicato Rural de Varginha, Fundação Procafé e com a Prefeitura de Varginha, que doou o terreno. A obra, orçada em R$ 13 milhões, foi iniciada no ano passado e segue a todo vapor.

“O Centro é muito importante para a nossa cidade, para toda região e para a família cafeicultora. Foi uma grata surpresa ver as obras tão adiantadas e receber a notícia de que no primeiro trimestre de 2021 já vão começar as atividades”, comenta Vérdi Lúcio, prefeito de Varginha.

Breno Mesquita, vice-presidente do Sistema Faemg e presidente das comissões técnicas nacional e estadual do Café, explica que Minas Gerais tem uma vocação muito forte para o café e o Sul de Minas produz mais de 50% de tudo o que é colhido no estado. “O Centro de Excelência em Varginha, estrategicamente muito bem localizado, reforça a ideia do Sistema Faemg de trabalhar a excelência da cafeicultura”, completa.

“O objetivo é ser um centro de inteligência e inovação da cafeicultura para atender os cafeicultores mineiros e do Brasil. Vai agregar valor ao café e ao cafeicultor, gerando mão de obra especializada para toda a cadeia, do grão de café ao cafezinho”, conta Christiano Nascif, superintendente do Senar Minas

Como será a estrutura do Centro:

- Espaço para exposições;
- Centro de convenções;
- Quatro laboratórios (um exclusivo para cafés especiais);
- Salas de aulas;
- Áreas para pesquisas e experimentos;
- Outros Centros Nacionais

Inicialmente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA/Senar Nacional, juntamente com suas federações, idealizou a construção de dez Centros de Excelência no País. Eles irão atender as diversas cadeias produtivas.

“Com o Centro, o cafeicultor vai ter a oportunidade de ter vários benefícios muito próximos dele, como faculdades, laboratórios e cursos práticos”, conta Arnaldo Bottrel Reis, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Varginha.

José Edgard Pinto Paiva, presidente da Fundação Procafé, acredita que o Centro vai solidificar a atividade que é a mais importante do Sul de Minas. “O café representa de 60% a 70% da receita dos municípios, faz parte da nossa vida e da parte econômica da região”, explica.

O Centro de Excelência em Cafeicultura está sendo construído na Avenida Projetada, 115 – Residencial Alto do Vale – Varginha (MG) - ao lado da fazenda experimental do Procafé.

As informações são da Assessoria de Imprensa Senar Minas – Regional Lavras.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures