A exportação brasileira de café em 2014/2015 deve alcançar 32,38 milhões de sacas, queda de 1 milhão de sacas na temporada anterior, por causa da menor oferta esperada do produto. O embarque de grãos verdes deve ser de 29 milhões de sacas, enquanto a exportação de café solúvel está prevista em 3,35 milhões de sacas.
O estoque de café para o fim do período 2014/2015 está projetado em 6,32 milhões de sacas, 2,98 milhões de sacas abaixo do volume de 2013/2014 (9.290.000 sacas), em virtude da menor produção esperada.
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Sobre a produção de café, o USDA estima que chegue a 49,5 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2014/2015. O resultado corresponde a uma queda de 7,8% em relação à safra anterior (53,7 milhões de sacas), em virtude do impacto negativo da seca prolongada e clima quente, principalmente no sul e no leste de Minas Gerais e no Estado de São Paulo, durante o último verão, conforme relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O USDA pondera, no entanto, que, neste momento, não está claro até que ponto os problemas climáticos irão prejudicar o tamanho da safra. – Um número mais preciso só estará disponível após a colheita, quando será possível avaliar a qualidade e o peso dos grãos.
A produção de café arábica está projetada em 33,1 milhões de sacas, 6,3 milhões de sacas abaixo da safra anterior (39,4 milhões de sacas). A safra de robusta (conilon) deve alcançar 16,4 milhões de sacas, aumento de 2,1 milhões de sacas ante o período anterior (14,3 milhões de sacas). O bom desempenho do robusta deve-se, principalmente, à produção potencial no Espírito Santo, Rondônia e Bahia.
As informações são do Rural BR