ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tereza Cristina participa da abertura da colheita no Espírito Santo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última sexta-feira (24), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do início da colheita de café no Espírito Santo e comentou sobre o produto brasileiro entre os japoneses, país que visitou nos últimos dias.

“Eu tive a grata satisfação de ver que o café, inclusive o do Espírito Santo, que nós experimentamos lá, é um produto que tem acesso enorme ao mercado japonês. Mas a gente pode crescer mais”, disse em visita ao município de Águia Branca.

A ministra busca por uma maior parceria com o país oriental. “Eles nos prometeram vir aqui. O ministro da agricultura virá em agosto deste ano e aí nós vamos retomar os assuntos de carnes, frutas, lácteos, café”, completou.

O Japão é o principal importador da região e registrou um crescimento expressivo de 37,04% na compra dos cafés do Brasil, se comparado com o mesmo quadrimestre do ano anterior. No discurso que fez aos produtores, a ministra comentou sobre a promoção do produto feita em uma cafeteria em Tóquio, durante sua viagem. “Quero parabenizar a todos os produtores daqui. Quando cheguei ao Japão, eu fiz um evento e vocês não imaginam como eles se importam com o café que conhecem aqui o Espírito Santo”.

Sobre os preços do mercado, a ministra comentou que vivemos num mercado globalizado e com excesso de produção acontece à baixa do preço. “Nós temos um problema a corrigir e vamos juntos achar uma solução para os produtores brasileiros, para que a gente ache um caminho e que todos possam continuar morando no campo que é isso que a gente quer”, disse.

A ministra lembrou que a bancada do Espírito Santo esteve no ministério conversando sobre o preço mínimo do produto. “Não é uma coisa fácil mexer, quando o preço está vigente. Há regras, leis, mas nós achamos que é procedente o pedido, é justo e nós estamos fazendo cálculos, novas fórmulas na Conab para ter um preço mínimo de referência e ver se a gente consegue mudar um pouco a situação e a cafeicultura brasileira vem vivendo, não só aqui no Espírito Santo, mas no Brasil todo”, afirmou.

O Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro de café, com produção de arábica e conilon. O estado é responsável por 22% da produção do país, com 435 mil hectares. A atividade é responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.

As informações são da Ascom Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures