ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sustentabilidade e transparência no mercado cafeeiro é tema de debate

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na terça-feira (15), o Conselho Nacional do Café (CNC) participou de uma reunião sobre Produção e Fornecimento Sustentável de Café, coordenado pela Conservation International, que desenvolve o programa Desafio Café Sustentável, para debater sobro o foco inicial da ação do grupo de trabalho técnico da Força-Tarefa Público-Privada do Café (FTPPC) da Organização Internacional do Café (OIC).

“A aquisição sustentável se refere às práticas de negócios das empresas/traders e podem envolver o fornecimento de assistência técnica e preços diferenciados aos produtores, além de uma relação comercial de longo prazo”, explica o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

Outro ponto considerado importante foi o estudo e o ranqueamento dos melhores modelos de produção e fornecimento sustentável, que contribuem para a resiliência dos cafeicultores aos choques de mercado e climáticos.

Segundo o presidente do CNC, a cafeicultura brasileira certamente será um exemplo para este estudo, pois conta com um ambiente facilitador para a conseguir uma produção mais sustentável do mundo, alicerçada sobre cooperativas, que desenvolvem a sustentabilidade em produção, aquisição e fornecimento de café.

“O cooperativismo cafeeiro oferece a pequenos e grandes produtores as mesmas condições de acesso a serviços integrados, como assistência técnica, aquisição de insumos, tecnologias, ferramentas de gerenciamento de riscos de mercado, agregação de valor e facilitação de acesso a mercados, entre outros benefícios”, enumera. O plano de ação deste GT será construído no primeiro trimestre de 2021 e submetido para aprovação da FTPPC no mês de março.

Já na quinta-feira (17), o CNC participou da reunião do GT Técnico sobre Transparência de Mercado para discutir os objetivos do estudo sobre o funcionamento do mercado futuro do café.

Esse trabalho não possui objetivos regulatórios e a expectativa é desenvolver análises estatísticas e recomendações que serão avaliadas e deliberadas pela FTPPC e pelo Conselho Internacional do Café da OIC em três áreas.

i) impactos das negociações de alta frequência na convergência entre os preços futuros e a realidade da oferta e demanda de mercado;

ii) formas de educação para melhorar o conhecimento e o uso dos mercados futuros pelo segmento da produção; e

iii) modelos de gerenciamento de riscos de mercado que auxiliem os cafeicultores a venderem o café quando quiserem e não quando precisarem.

“Também nesse tema, o cooperativismo de café do Brasil tem muito a contribuir, pois amplia o acesso dos cafeicultores ao mercado futuro como ferramenta para gerenciamento de riscos e previsibilidade de receita”, cita o presidente do CNC.

A expectativa é que o estudo seja concluído no mês de maio, para apresentação na 5ª reunião da Força-Tarefa Público-Privada.

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures