ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Simpósio apresenta tecnologias sustentáveis para cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Ao longo da Expocafé 2019, que acontece até hoje (17) no Campo Experimental da Epamig, em Três Pontas (MG), foi realizado o Simpósio da Cafeicultura Sustentável. Promovido pela Universidade Federal de Lavas (Ufla), em parceria com a Epamig, Emater-MG, Cocatrel e a União Cooperativa de Agropecuária Sul de Minas (Unicoop), o simpósio apresentou resultados e discutiu, durante os dois dias, as tecnologias que podem trazer benefícios ambientais e socioeconômicos.

Técnicas como o controle biológico de pragas e doenças nas lavouras, a remineralização do solo por meio da rochagem e o uso de plantas de cobertura para o manejo do solo já vêm sendo usado por produtores e os resultados foram apresentados durante o simpósio. “A realização deste simpósio foi uma demanda dos próprios cafeicultores e foi um desafio gratificante, especialmente neste momento difícil pelo qual passa a cafeicultura, onde os preços pagos ao produtor estão abaixo dos custos de produção”, afirma o professor do Departamento de Fitopatologia da UFLA e membro da comissão organizadora do simpósio, Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros.

Segundo o pesquisador, a cafeicultura precisa reinventar valores para a redução dos custos e a sustentabilidade da agricultura é um caminho viável também para as culturas perenes como o café, que pode servir de exemplo para outros cultivos, como a fruticultura, por exemplo. “A cafeicultura sustentável é um futuro promissor, que já é realidade para alguns produtores. Que este simpósio seja a semente para essa transformação que almejamos: redução de custos, produção econômica e socioambiental correta e a oferta de produtos de qualidade e com segurança ao consumidor”, afirma Flávio.

A mulher na cafeicultura sustentável

A mulher está cada vez mais presente na produção do café, ocupando os espaços em todos os cargos e segmentos do agronegócio. Para explicar um pouco do processo na gestão das fazendas Caxambu e Aracaçu, Carmem Lúcia Chaves de Brito, atual Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), participou do Simpósio para contar sobre o que chama de abordagem holística do sistema de produção: cuidar do solo, valorizar a equipe e os parceiros do seu negócio e adotar práticas sustentáveis na condução das lavouras de café. “Se queremos ter longevidade em nosso empreendimento, ele tem que ser sustentável e comprometido com os pilares ambientais e sociais. Temos que cuidar da terra, que é o substrato para a nossa existência e o lucro é consequência desse posicionamento de cultura regenerativa para o meio ambiente”, afirma.

Localizadas no município de Três Pontas, as duas propriedades são vizinhas e somam 210 hectares, voltados para a produção de cafés especiais. Quando essa decisão foi tomada, 11 anos atrás, a cafeicultura passava por dificuldades semelhantes à realidade atual, com preços baixos e apreensão dos produtores. “Foi exatamente esse cenário que me motivou a tomar o caminho da sustentabilidade. Isso não custa dinheiro, custa acreditar e querer construir uma nova identidade para o negócio. É essa narrativa de cafés sustentáveis que temos que levar para o mundo”, conta.

As informações são da Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures