ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sequência do genoma do Coffea arabica é liberada

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/09/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0

Com o intuito de acelerar os esforços científicos para garantir o futuro da agricultura cafeeira ameaçada pelas mudanças climáticas, a World Coffee Research, organização sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento da indústria global do café, disponibilizou a sequência do genoma do Coffea arabica através de seu site.

Esta é a primeira sequência do genoma totalmente disponível ao público. A Coffea arabica é uma das duas espécies do gênero Coffea consumidas globalmente, sendo reconhecida pela alta qualidade e representando mais de 60% da produção de café do mundo.

O estudo foi inicialmente coordenado pelo professor Giorgio Graziosi, da DNA Analytica Srl. A parceria entre pesquisadores italianos e líderes mundiais do mercado de café, como illycaffè e Lavazza, é um exemplo da importância da colaboração entre os setores público e privado.

“A pesquisa do genoma não é apenas um exemplo brilhante de colaboração entre os setores público e privado, mas é também um importante passo para dar suporte aos cafeicultores do mundo todo que enfrentam os danos da mudança climática. Ao mesmo tempo, espera-se que a demanda global quase dobre. A pesquisa e a inovação são uma das formas mais importantes de combater essa ameaça. Deixar os resultados da pesquisa disponíveis para todos é a coisa certa a se fazer, o que vai maximizar o impacto do esforço global para tornar o café mais sustentável”, afirma Andrea Illy, Presidente da illycaffè.

Giuseppe Lavazza, Vice-Presidente da Lavazza, aponta que o sequenciamento do genoma do café dá a habilidade de 'ler' a planta e identificar precisamente suas origens, além de determinar, por exemplo, os genes que lhe conferem certa resistência a doenças ou infecções. Isso pode resultar em um produto final com café de qualidade superior, baseado em critérios objetivos. “De fato, excelente qualidade é o objetivo final que nossa empresa sempre buscou e é também o foco de nossos projetos de pesquisa em andamento”, afirma.

“O avanço da pesquisa genética é essencial para o futuro do café como uma cultura sustentável e para explorar a incrível diversidade de sabores encontrados. Ter acesso a todo um genoma sequenciado é um precursor essencial para desvendar o potencial da pesquisa genética para transformar a produção do café”, comenta Tim Schilling, CEO e fundador da World Coffee Research.

O acesso ao genoma do café arábica permite que os produtores de café acelerem os esforços para aumentar a produtividade, qualidade e lucratividade do café em todo o mundo. A maioria dos países que cultivam predominantemente café arábica já registrou queda na produção nas últimas décadas.

A disponibilização de uma sequência genômica permite que os pesquisadores entendam e direcionem as principais características agronômicas importantes para os produtores e os consumidores de café, como, por exemplo, melhores ou novos sabores, amadurecimento uniforme dos frutos, resistência a doenças, adaptação para climas mais quentes e secos do futuro ou adaptação ao crescimento sob sombra.

Espera-se que tais esforços tragam benefícios consideráveis para os cafeicultores, os consumidores de café e o meio ambiente. As sequências genômicas de outras culturas permitiram aos produtores identificar os mecanismos genéticos e moleculares que sincronizam o processo de maturação, melhorar a resistência das plantas às devastadoras doenças e infecções e adaptar as plantas às mudanças das condições climáticas, incluindo o aumento das temperaturas, secas prolongadas e inundações.

A pesquisa
“Este projeto resultou no sequenciamento e reconstrução do genoma de Coffea arabica, uma planta comum que possui um conjunto duplicado de cromossomos em comparação com outra espécie muito cultivada, a Coffea canephora (também conhecida como Robusta)”, explica o professor Michele Morgante, diretor científico do Istituto di Genomica Applicata. “Uma das principais dificuldades foi distinguir entre as sequências derivadas dos dois genomas progenitores do Arábica, Coffea canephora e Coffea eugenioides, que são extremamente semelhantes. Para resolver esse problema, utilizamos uma abordagem de sequenciamento hierárquico, na qual o genoma é dividido em partes relativamente pequenas antes de ser reconstruído. Estamos extremamente orgulhosos por sermos os primeiros a divulgar a sequência do genoma do Arábica e disponibilizá-lo para a comunidade científica”.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures