FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Rondônia se dedica em melhorar produção de canéfora

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/09/2019

0
0

Rondônia tem investido na produção cafeeira nos últimos anos e é cada vez mais procurada por produtores rurais que querem investir na cafeicultura, principalmente quando o assunto é o canéfora (robusta).

Um exemplo disso é a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que teve um aumento de aproximadamente 200% no número de inscritos. O concurso tem permitido aos cafeicultores rondonienses pensar muito além de suas propriedades. Com incentivo do governo do Estado e assistência técnica da Emater-RO, muitos deles focaram pela qualidade da sua produção e o resultado vem sendo maior que o esperado.

Nesses quatro anos de realização do Concafé, o café de Rondônia conquistou projeção nacional, o que permitiu a participação de cafeicultores rondonienses em concursos internacionalmente reconhecidos, como Diones Mendes Bento, da Chácara Rio Limão, que alcançou a quarta colocação no Coffee Of The Year 2018, competição que elege os melhores cafés do Brasil e acontece durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).

O Concafé deste ano recebeu 306 amostras de café para serem degustados e classificados por profissionais especialistas em avaliar a qualidade do café canéfora (robusta). “Tive a oportunidade de provar esses cafés no ano passado e estou provando neste ano também. Foi possível, logo no início das degustações, perceber uma melhora muito grande de qualidade nos lotes que foram apresentados”, comentou João Vitor Pereira da Silva, gestor de qualidade da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Segundo ele, os produtores estão cada vez mais cientes da importância de promover, divulgar e produzir com melhor qualidade para conquistar o mercado e mostrar ao mundo a qualidade dos cafés de Rondônia, e os concursos realizados no estado tem contribuído muito para isso. “A partir do momento em que os cafeicultores aumentarem sua produção, provavelmente vai aumentar a procura pela divulgação que vem sendo feita através dos concursos e isso vai trazer retorno em um futuro não tão distante”, enfatiza João.

As informações são da Emater (RO).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.