FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Rondônia pode alcançar 2,3 milhões de sacas de café conilon nesta safra

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/04/2019

0
0

Segundo o governo de Rondônia, em 17 de março de 2015 foi instituída a Lei 3516, em que no dia 10 de abril oficialmente inicia-se a Colheita do Café Conilon. A data está inserida no calendário oficial do estado e o objetivo é incentivar o cafeicultor a realizar a colheita quando o cafeeiro estiver com pelo menos 80% dos grãos maduros. Fatores genéticos e climáticos podem influenciar no período de maturação do café.

Segundo as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2019, espera-se colher 2,3 milhões de sacas de café no estado. No ano passado, Rondônia atingiu a quarta posição no Concurso Coffee Of The Year, realizado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).

“A proposta não é determinar que todos os produtores colham no mesmo período, mas sim orientar para que, realizando a colheita dos grãos maduros, eles ganhem em rendimento e também possam agregar valor pela qualidade”, explicou o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani.

Comparando o intervalo de 2017 a 2018, a produção aumentou para 2,2 milhões de sacas de 60 quilos, sendo em sua maioria da variedade robusta, um crescimento de 2,1%, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O recorde foi em 2003, quando a produção somou 2,5 milhões de sacas. Dados da Embrapa Rondônia apontam que em 2010, a safra chegou a 2,37 milhões de sacas de 60 quilos. No entanto, as áreas de produção eram 61,9% e 53,7%, respectivamente. Esse crescimento se deu às chuvas ao longo da florada e também ao começo da produção de novos cafeeiros na região.

As informações são da Secom – Governo do Estado de Rondônia (Por Victoria Angelo Bacon)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.