ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quênia registra melhora nas exportações de café nos últimos anos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministério da Agricultura do Quênia informou que a exportação de café arábica melhorou no passado recente em meio às reformas em andamento no subsetor. Peter Munya, secretário de gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativas, disse que o grão continuou atraindo compradores de lucrativos mercados de exportação em todo o mundo.

Ele informou aos repórteres em Nairóbi que, no ano cafeeiro de 2019/2020, o país exportou 46.333 toneladas métricas de grão verde, que rendeu 22 bilhões de xelins (cerca de 204 milhões de dólares americanos).

Segundo o secretário, apesar do café queniano continuar rendendo os melhores dólares no mercado internacional, os pagamentos aos agricultores, por quilo de cereja, continuaram diminuindo. "Pretendemos reformar o subsetor melhorando a eficiência, desempenho e ganhos para os agricultores, bem como aumentar as vendas internacionais da commodity", disse Munya durante o lançamento do relatório nacional de progresso da revitalização do café.

Para ele, os agricultores passarão a ter liberdade de ação no processamento, comercialização, venda e pagamentos de seus cafés, e os agentes de marketing serão proibidos de negociar por meio da Lei do Café 2021, que está passando por participação pública da Assembleia Nacional.

As reformas legais e regulamentares do setor cafeeiro visam enfrentar os desafios de governança que atormentavam o setor, a fim de dar aos cafeicultores liberdade nas etapas. Ele também identificará a causa raiz da disparidade nas altas receitas do café arábica do Quênia nos mercados de exportação e os baixos preços pagos aos agricultores.

A área plantada do Quênia com a produção de café diminuiu em mais de 30%, de cerca de 170 mil hectares no início de 1990, para cerca de 119 mil hectares em 2020. A produção da safra comercial também diminuiu espantosos 70%, de um pico de 129 mil toneladas no ano cafeeiro de 1983-84, para cerca de 40 mil toneladas atualmente.

O café do Quênia é cultivado, atualmente, por 33 condados, sustentando mais de 800 mil famílias e mais de cinco milhões de cidadãos direta e indiretamente.

As informações são da Xinhua / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures