Pronunciamento oficial da Câmara de Café de São Paulo
Confira o pronunciamento de Eduardo Carvalhaes Júnior, coordenador do 8º Prêmio de Qualidade de Café do Estado de São Paulo, sobre o sucesso do concurso paulista. Em minha opinião nosso concurso é um sucesso em todos os sentidos. "Unimos todas as entidades de peso do agronegócio no trabalho de incentivar a produção de café de qualidade no Estado de São Paulo", diz ele.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
"Prezados Srs(as)
Um concurso que está na 8ª edição, pioneiro no Brasil e no mundo no modelo de trabalhar com concursos regionais, que chegaram a 13 neste ano, propiciando a elaboração de 13 regulamentos, a formação de 13 comissões organizadoras e 13 comissões julgadoras, além de 13 reuniões de provas e 13 cerimônias de premiação regionais, onde se falou e se discutiu a qualidade do café de São Paulo, incentivando a leitura e o uso dos manuais de qualidade produzidos e distribuídos pela Câmara Setorial de Café de São Paulo; que recebeu ao todo 1.015 amostras, em um ano de safra baixa; que teve seu primeiro colocado recebendo R$ 1.507,00 por saca (aproximadamente 880 dólares); que vendeu todos os 10 premiados acima de 1,5 vezes o fechamento da BM&F; que recebe o apoio,congrega e conçagra no decorrer de sua organização entidades como Câmara Setorial de Café, SINDICAFÉ, ABIC, CECAFÉ, ACS, BM&F, Museu do Café, CODEAGRO e Secretaria de Agricultura de SP, Sindicatos Rurais, Cooperativas, Prefeituras Municipais, etc., todas trabalhando para divulgar a qualidade do Café de São Paulo; que lançará a 6ª Edição dos Melhores Cafés de São Paulo, numerada e vendida em embalagens especiais em locais como o Pão de Açúcar Especial e Sta. Luzia, especializados em alimentos da mais alta qualidade, além de fazer a festa de lançamento no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador do Estado, é vitorioso e não um fracasso.
Só o desconhecimento sobre os objetivos do concurso de qualidade paulista pode justificar alguém transformar em fracasso um modelo vitorioso (e copiado) como o de São Paulo. É importante lembrar que o ARTIGO 01 de nosso regulamento é: O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo e a Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, instituídos pela Câmara Setorial de Café da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, têm como objetivo incentivar o cafeicultor paulista a produzir café de qualidade, divulgar o "Café de São Paulo" e promover o segmento de cafés de alta qualidade junto aos consumidores.
Em minha opinião nosso concurso é um sucesso em todos os sentidos. Unimos todas as entidades de peso do agronegócio no trabalho de incentivar a produção de café de qualidade no Estado de São Paulo, recolocamos no mapa o café de São Paulo, mostrando ao mercado e aos consumidores que o Estado produz café de altíssima qualidade (já ganhamos duas vezes o concurso nacional Abic), além de, com a edição dos melhores cafés, mostrar que nosso melhor café é consumido aqui, pelos paulistas.
Desconheço no mundo outro projeto tão completo como o paulista: Câmara Setorial envolvendo todos os segmentos da cadeia produtiva + Campanha e Manual da Qualidade+ dia de campo +Início Oficial da Colheita Paulista em um cafezal no coração da maior cidade do Brasil+ Concursos Regionais + Concurso Estadual + Leilão dos Premiados, com todos os 10 lotes vendidos e o primeiro lugar vendido a 880 dólares por saca + Cerimônia de Premiação em um local como o Palácio da Bolsa Oficial de Café, sede do Museu do Café + Edição dos Melhores Cafés de São Paulo + Prêmio Destaque de Sustentabilidade do Café de São Paulo + Lançamento da Edição no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador do Estado.
Nosso projeto é completo e vitorioso. Só o desconhecimento sobre tudo que fazemos e quais nossos objetivos pode justificar alguém falar em fracasso do concurso paulista.
Abraços,
Eduardo Carvalhaes"
As informações são de Sérgio Parreiras (Peabirus), adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

PIRAJÚ - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 26/11/2009
Identifica geograficamente os cafés de São Paulo e divulga os produtores e seu trabalho em prol da melhoria constante do padrão de qualidade.
Estão de parabéns todos os que contribuem para a realização dos concursos regionais e Estadual e isso se extende a todos os concursos no Brasil.
Demonstram que São Paulo e o Brasil têm a maior diversidade de cafés para os mais diversos paladares.
Só quem não está envolvido no processo não sabe do sucesso dessas iniciativas e os resultados positivos que resultam.
Como Engenheiro Agrônomo da CATI na região de Piraju, que vive diariamente o café, afirmo que após o início da realização dos concursos, São Paulo deu um salto qualitativo muito grande, inclusive valorizando ainda mais a ação dos extensionistas.
SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 19/11/2009
GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 16/11/2009