ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa visa reativar produção de café em município colombiano

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/05/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0

A Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), junto com a Fundação Howard G. Buffett e a Nespresso, anunciou na última terça-feira (28) um programa piloto que ajudará a reativar a produção de café no município de El Rosario, departamento de Nariño, na Colômbia.

A Fundação Howard G. Buffett destinará quase US$ 2 milhões para melhorar as fazendas de café e a infraestrutura comunitária no município, que foi afetado por cultivos ilícitos. O projeto envolverá 100 produtores para a implementação de práticas agrícolas sustentáveis que facilitem a produção de café de alta qualidade. A Nespresso se comprometeu a adquirir os grãos colhidos.

A aliança foi anunciada após uma reunião entre o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez; o diretor geral da Nespresso, Jean-Marc Duvoisin; o gerente geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo; e Howard G. Buffett, na Casa de Nariño, em Bogotá.

"As terras férteis de Nariño já foram a origem indiscutível do café da mais alta qualidade e podem ser novamente", disse o presidente colombiano. "Parabenizamos a forte participação do setor privado, a força desta aliança e o programa que ajudará a restaurar a área como uma região cafeeira próspera com os mais altos níveis de produção, o que contribuirá para uma melhor qualidade de vida para os produtores em El Rosario. Esperamos que haja esforços semelhantes em outras regiões da Colômbia que precisam de uma mudança”, completou.

O programa tem como objetivo demonstrar o poder que a qualidade do café pode ter na melhoria da segurança, estabilidade econômica e bem-estar das comunidades. El Rosario é uma área montanhosa com encostas íngremes, que só pode ser alcançado por uma estrada não pavimentada irregular na borda da Cordilheira dos Andes.

A FNC e a Fundação Howard G. Buffett também apoiam projetos de desenvolvimento local e comunitário. Com esta ação, o município receberá um novo centro de saúde, uma cafeteria e um espaço para reuniões. Os moradores terão acesso a novas infraestruturas de água para a cafeicultura, assim como filtros domésticos de água potável.

"Nosso investimento em El Rosario capitaliza o que aprendemos em duas décadas de experiência em desenvolvimento agrícola", disse Howard G. Buffett. "Esperamos que nossa parceria com a Nespresso e a FNC neste programa ajude o governo colombiano a garantir e desenvolver as áreas rurais do país e os produtores a prosperar com café em vez de cultivos ilícitos".

O compromisso da Nespresso de comprar o café colhido no programa El Rosario baseia-se nos esforços da empresa para adquirir café sustentável, no trabalho com os cafeicultores da Colômbia nos últimos 25 anos e em seu longo trabalho conjunto com a FNC.

"Estamos orgulhosos por colaborar com a Fundação Howard G. Buffett e continuar nossa valiosa parceria com a Nespresso", disse Roberto Vélez. "A missão da Federação é garantir o bem-estar dos cafeicultores em toda a Colômbia. Com este programa, continuaremos apoiando nossos produtores e suas comunidades, focados na reconstrução de suas plantações de café e trabalhando juntos para criar uma mudança duradoura em El Rosario”, completou.

Além de sua proximidade com o Oceano Pacífico e um clima quente e úmido, os benefícios de Nariño são luz solar abundante, padrões ideais de chuva e rico solo vulcânico, permitindo o cultivo do café em altitudes mais elevadas do que em outras partes da Colômbia. Essas condições produzem café de alta qualidade com sabor e aroma únicos.

"Nariño tem uma longa conexão com o cultivo de um café excepcional, e gerações de cafeicultores que produziram alguns dos cafés colombianos mais exóticos e de melhor qualidade. No entanto, a produção do grão foi reduzida em El Rosario, então este é um ótimo programa para nós apoiarmos, já que é baseado em nosso trabalho com cafeicultores na Colômbia e outros países para reativar cafés de origem que estão ameaçados. Com o apoio agronômico e o bônus que os produtores de café da mais alta qualidade ganham, ajudamos a fornecer sustentabilidade e resiliência de longo prazo para as comunidades de café", afirmou Jean Duvoisin. "Estamos comprometidos em ajudar El Rosario a revitalizar sua produção e, com ela, o orgulho da comunidade", disse.

A Nespresso fez investimentos de longo prazo nas regiões cafeeiras da Colômbia para apoiar os produtores e impulsionar a produção de café de alta qualidade nas áreas em que os trabalhos diminuíram. Em 2017, em parceria com a FNC, expandiu sua oferta de café AAA Sustainable Quality para várias zonas pós-conflito, incluindo San Vicente del Caguán, em Caquetá. Em 2018, a Nespresso e a Blue Marble Microsseguro lançaram um programa de seguro climático em Caldas para fornecer a cerca de 2 mil pequenos cafeicultores das cooperativas de Aguadas e Norte de Caldas uma rede de segurança essencial para as condições climáticas adversas.

Após a fase piloto em El Rosario, a aliança planeja estender o programa para todo o departamento de Nariño, com o potencial de trabalhar com mais 450 cafeicultores.

As informações são da FNC / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures