ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de café da América Central enfrentam grande desafio durante pandemia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Organização Internacional do Café (OIC) reconheceu os imensos desafios dos agricultores da América Central à medida que o coronavírus atinge o mercado global.

José Sette, diretor-executivo da OIC, afirmou em entrevista que compartilha as preocupações crescentes dos produtores latino-americanos com a queda nos preços e a notícia da saída da Guatemala. “Estamos muito tristes com esta notícia. Já vimos membros saindo e voltando no passado, e nossa porta está sempre aberta para a Guatemala”, afirmou.

A América Central e o México produzem cerca de um quinto dos suprimentos globais de arábica. Os preços dos grãos especiais e de commodities caíram, já que muitos cafés nos países desenvolvidos permanecem fechados devido às restrições de combate ao coronavírus adotadas pelos governos.

“Entendo a frustração dos agricultores da região. Eles estão enfrentando imensos desafios agora, mas temos que reconhecer que não há soluções simples”, afirmou Sette. Embora a OIC administrasse um esquema de cotas de exportação, o diretor-executivo observou que desistiu disso décadas atrás e não tem mais voz direta sobre suprimentos, acordos comerciais ou preços.

José Sette argumentou que a OIC reúne países produtores de café e compradores do setor privado em uma tentativa de promover melhores preços para os agricultores. A vizinha Honduras, o maior produtor de café da América Central, criticou a organização.

O governo hondurenho está considerando ativamente sair da OIC ou refazer seu relacionamento com o órgão, disse à Reuters o principal funcionário do café de Honduras, Omar Funez.

Para José Sette, a OIC oferece um “fórum único” para promover a transparência nas compras de grandes torrefadores de café como forma de promover o café sustentável, além de incentivar os consumidores a apoiar uma indústria saudável em suas compras. Segundo ele, um novo acordo internacional para o café, que substitui o que deve expirar em fevereiro, está em discussão e deve integrar melhor os governos ao setor privado.

"O que queremos fazer é tentar criar as condições em que os dois lados se reúnam e trabalhem juntos para encontrar maneiras de melhorar a subsistência dos agricultores", explicou Sette.

As informações são da Reuters / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures