ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produções de laranja e café são ameaçadas por reservatórios quase secos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

No Brasil, maior exportador mundial de café, açúcar e suco de laranja, a época de chuva terminou, mas parece que não caiu uma gota. Na região Centro-Sul, os solos estão ressecados e os níveis dos rios baixos. A estiagem é tão severa que agricultores temem ficar sem as reservas de água necessárias para irrigar as plantações durante a estação seca nos próximos meses.

O produtor Mauricio Pinheiro começou a irrigar os pés de café arábica em março, dois meses antes do normal, depois que sua plantação de 53 hectares recebeu menos da metade da chuva necessária. Ele tem usado tanta água nos cafezais que não sobra o suficiente para sua casa. Para ter água nos chuveiros e torneiras, foi preciso procurar outro poço.

“Meu reservatório de irrigação já começou a dar sinais de que está secando. Isso costuma acontecer em agosto. Estou muito preocupado com a possibilidade de ficar sem água nos próximos meses”, disse o cafeicultor, que mora em Pedregulho (SP), na região da Alta Mogiana.

A perspectiva de laranjeiras e cafeeiros murchos coincide com preços agrícolas nos maiores níveis dos últimos anos, o que reforça temores de inflação de alimentos. Os custos mais altos dos alimentos podem agravar a fome, um problema mundial que a pandemia de Covid-19 tornou mais agudo. Os contratos de café e açúcar bruto na ICE em Nova York já atingiram a maior cotação em quatro anos.

Se mesmo as áreas irrigadas não conseguirem obter água suficiente, a produção de café e laranja do Brasil pode cair pelo segundo ano consecutivo. A produção de laranja brasileira desta temporada encolheu 31% em relação à safra anterior, a maior queda em 33 anos, e o volume produzido de café arábica também caiu muito.


Diferença entre as chuvas no Brasil registradas entre janeiro e abril de 2021 e a média no país de 2006 a 2020 

De janeiro a abril, o nível de chuva em várias áreas de São Paulo e Minas Gerais foi muito baixo, disse John Corbett, CEO da aWhere. As regiões mais atingidas receberam menos da metade da precipitação normal, justo quando cafeeiros precisam de umidade para o crescimento dos grãos. É também um período em que o solo armazena água para enfrentar a estação seca.

Isso se soma ao clima mais seco do que o normal em algumas áreas no ano passado, principalmente em São Paulo e no Paraná, disse Paul Markert, meteorologista da Maxar Technologies, em Maryland.

Embora um período de seca seja típico nesta época do ano no Brasil, desta vez deve durar mais do que o normal, o que aumenta a preocupação. A região Centro-Sul deve receber chuvas com mais frequência novamente entre outubro e novembro, em vez de setembro, disse Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia.

Cerca de 30% da safra de laranja do Brasil e 15% dos campos de café arábica são irrigados. “O nível baixo dos rios e lagos tem sido muito preocupante”, disse Regis Ricco, diretor da RR Consultoria Rural.

Francisco Sergio de Assis, cafeicultor de Monte Carmelo, município do Cerrado Mineiro, começou a irrigar os campos com um mês de antecedência e não acredita que seus reservatórios terão água suficiente se não chover até setembro.

A situação se torna crítica para os laranjais. Emerson Fachini, produtor de laranja que cultiva 45 hectares no município de Palestina (SP), disse que desde janeiro o sistema de irrigação fica ligado a maior parte do tempo.

“Os reservatórios de água estão secando, quase vazios pouco antes da estação seca. A situação está afetando a maior parte do estado de São Paulo e também prejudica a safra da próxima temporada”, disse Gilberto Tozatti, do GCONCI-Group Citrus Consulting.

As informações são da Bloomberg (Por Fabiana Batista).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures