ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeiro dia da Expocafé 2019 reúne cafeicultores em Três Pontas (MG)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Gabriela Kaneto, de Três Pontas (MG)

Ontem (15) começou a Expocafé, feira do setor cafeeiro organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pelo Governo de Minas. A equipe do CaféPoint esteve presente para acompanhar de perto a programação e apresentar um panorama deste primeiro dia de evento.

Com o objetivo de propiciar a troca de experiências e possibilitar a modernização do campo, a Expocafé 2019 conta com diversos estandes voltados para maquinários e tecnologias para a lavoura. Um dos expositores é a Pinhalense, que trouxe este ano algumas novidades, como a recolhedora de café Terrena, que visa ajudar o cafeicultor a obter melhor eficiência no processo de abanação através de suas escovas rotativas e seu reservatório basculante de 2,6 litros. A empresa também trouxe lavadores, secadores e despolpadores.

Há também um espaço da Palinialves, com inovações que buscam facilitar o trabalho no campo. Alguns dos equipamentos expostos são secador estático, lavador mecânico, conjunto para benefício de café, triturador e varredor hidráulico para terreiro. O destaque foi o Ecozero, que elimina a secagem no terreiro e diminui a mão de obra. Com mais de 150 expositores, a feira também conta com estandes das marcas Valtra, Nogueira, John Deere, Husqvarna, LS Tractor, AWZ, Agrobras, Guarany, Agron, Brudden, Makreis, Kadoshi, Brasélio, Kamaq, Tramontini, Jacto, entre outras.

Outro ponto importante do evento é a fomentação da sustentabilidade da cafeicultura. A programação deste ano conta com a 1ª edição do Simpósio da Cafeicultura Sustentável, que aborda vários temas, dentre eles controle biológico de doenças e pragas, homeopatia na agricultura, avanços tecnológicos no agronegócio e cafeicultura familiar. O simpósio também acontece hoje (16) e é preciso se inscrever previamente para participar.

A Cooperativa da Zona de Três Pontas (Cocatrel) é uma das apoiadoras do evento. Para Marco Valério Brito, presidente da cooperativa, a feira é importante para o produtor, mesmo em tempo de crise. “O mercado de café é cíclico e infelizmente estamos em um período de baixa. Isso é muito ruim para os negócios, o cooperado fica mais retraído, com medo de investir. Mas acho que é neste momento que temos que tornar da dificuldade uma oportunidade. Da crise, criar algumas alternativas. É isso que a Cocatrel tem feito e está apta a fazer, se colocar no lugar do produtor e ajudar o cooperado a achar alternativas para poder driblar a crise e sair dela. Então temos buscado fazer negócios com troca de café (barter), fixações futuras, possibilidades de negócios que vão conseguir fazer com que o produtor, mesmo com o preço baixo, consiga fazer aquisição de produtos com preços razoáveis”.

Em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a cooperativa realiza na ocasião a 1ª edição da Hackathon Cocatrel, uma maratona de programação que busca desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia produtiva do café. A competição envolve desafios que as equipes de T.I. participantes precisam resolver através da apresentação de alternativas inovadoras e efetivas para a cafeicultura.

Voltada para cafeicultores, compradores, torrefadores e produtores em geral, a 22ª edição da Expocafé acontece até amanhã (17), das 8h às 18h, no Campo Experimental da Epamig, na cidade de Três Pontas (MG). A entrada é gratuita.

Serviço
22ª Expocafé
Quando: 15 a 17 de maio
Horário: das 8h às 18h
Onde: Campo Experimental da Epamig – Três Pontas (MG)
Mais informações: www.expocafeoficial.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures