ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PIB mineiro cresceu 3,55% no ano passado, café apresentou baixa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP (Cepea) realizou um cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio de Minas Gerais, em que constatou uma alta de 3,55% em 2018. Segundo pesquisadores, esse resultado esteve atrelado às altas verificadas aos ramos agrícola (5,6%) e pecuário (0,74%).

Analisando por segmentos, o de insumos do agronegócio aumentou 4,01% em 2018. Entre os ramos, houve crescimento para ambos: 6,10% no agrícola e 2,42% no pecuário. Entre as atividades, destaca-se a alta no faturamento para combustíveis. Já para fertilizantes e alimentação animal, registraram-se baixas em quantidade, mas alta de preços.

O segmento primário agrícola registrou alta de 6,33% no estado mineiro em 2018. Pesquisadores do Cepea indicam que esse resultado foi influenciado pelo crescimento verificado em atividades importantes no estado, como café e soja. No caso do café, o incremento da produção compensou, em termos de valor, a queda significativa nos preços. O segmento primário pecuário teve crescimento de 0,74% no estado em 2018. As atividades de produção de frango, leite e vacas apresentaram altas no período. Já para as demais, foram verificadas baixas, com destaque para suínos e ovos, motivadas por quedas acentuadas nos preços.

A agroindústria de base agrícola teve alta de 8,43% em 2018, influenciada pelo crescimento em atividades de grande peso no estado mineiro, como etanol hidratado, celulose e óleo de soja refinado. Já entre atividades que apresentaram baixas, destacam-se açúcar e café. A agroindústria de base pecuária, por sua vez, apresentou reação a partir do segundo semestre de 2018, fechando o ano com alta. Tal elevação foi motivada pelas maiores produção e preços de produtos lácteos. Já para carnes, as baixas de preço acumuladas foram significativas e motivaram a queda verificada nestas atividades.

As informações são do Cepea.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures