ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores estudam uso de mineral para proteção das lavouras de café contra geadas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/05/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Sul de Minas, vem pesquisando uma forma de tornar os pés de café resistentes às baixas temperaturas. Cientistas testam a aplicação do selênio – mineral com um alto poder antioxidante – na lavoura. Resultados preliminares indicam que a substância pode evitar que as folhas fiquem queimadas.

No ano passado, geadas castigaram as plantações mineiras. Na época, um levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) mostrou que 194 municípios foram afetados, sendo um total de 173,6 mil hectares atingidos.

Evitar novas perdas da safra, no entanto, será um projeto de médio a longo prazo. Os estudos envolvendo selênio e café ainda são incipientes, mas há potencial. O projeto da UFLA conta com parceria da Universidade da Califórnia em Davis (UC-Davis). A pesquisa faz parte da tese de doutorado do discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPCS), Gustavo Ferreira de Sousa.

Segundo Gustavo, as plantas precisam de água, luz e temperatura para se desenvolverem. Quando esses fatores ambientais estão em condições extremas, seja pela baixa ou alta quantidade (seca, geadas), ocorre um estresse na planta, reduzindo o desenvolvimento e prejudicando a produtividade.

“Entre as alternativas de combate a essas respostas fisiológicas negativas está a nutrição mineral. Inserimos determinados nutrientes ou elementos benéficos, que vão desempenhar funções específicas dentro da planta”.

O professor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), da UFLA, Luiz Roberto Guimarães Guilherme, conta que foi visível a eficiência do selênio na planta: “devido à experiência em outras culturas, já tínhamos a expectativa de que daria certo. Nossos estudos se concentram sobre o frio”.

Guilherme confirma que o selênio melhora o metabolismo, sobretudo aquele ligado ao conteúdo de açúcares na planta. Ele também pode aumentar a concentração de clorofilas, combater radicais livres e ativar enzimas.

“Isso faz com que, ao chegar o frio, essas plantas sofram menos com problemas das geadas, continuando ativas e produzindo. Com esses estudos, vai ser possível levar essa tecnologia ao produtor e reduzir perdas e desperdícios”, destaca.

A primeira etapa da pesquisa foi realizada na UFLA. Em uma câmara com controle de temperatura, umidade e luminosidade, os pesquisadores colocaram as mudas de café com e sem selênio e inseriram condições extremas. Depois, voltaram a temperatura ao normal para observar como a planta reagiria. 

“Não adianta sobreviver ao frio se depois não se recuperar, quando volta à sua condição normal. Por isso, nossa intenção também é entender qual é o mecanismo de resposta da planta ao selênio, buscando um entendimento molecular para saber quais são as vias que estão respondendo a esse tratamento”, explica o professor Antônio Chalfun Júnior, do Instituto de Ciências Naturais.

As informações são do Jornal Hoje Em Dia e do Portal Ciência UFLA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures