ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisador avalia características físicas e sensoriais de seis cultivares de café arábica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

O graduando em Agronomia Mauro Magalhães Leite Faria desenvolveu a pesquisa “Qualidade sensorial de cultivares de cafés colhidos e processados na UFLA”, objeto de monografia apresentada à Universidade Federal de Lavras (UFLA) no mês de novembro, sob orientação do professor Rubens José Guimarães e co-orientação do professor Virgílio Anastácio da Silva.

O trabalho buscou avaliar as características físicas e sensoriais de seis cultivares de café arábica que foram produzidos no campus da universidade: Mundo Novo IAC 379-19, Catuaí IAC 144, Paraíso MG H 419-1, Topázio MG 1190, Catiguá MG2 e MGS Aranãs, processadas em diferentes métodos de pós colheita: natural, descascado e despolpado. O experimento foi realizado no setor de Cafeicultura do Departamento de Agricultura (DAG), nas dependências físicas da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), no período de colheita que se estendeu de maio a julho de 2018.

“Em cada um dos talhões, a colheita foi feita de forma seletiva em pontos aleatórios. Em seguida, o material foi levado para a unidade de processamento, com a separação em microlotes, os quais passaram por um método de processamento pós-colheita diferente”, explicou o autor. A secagem dos lotes seguiu o método de dobras de camadas em terreiro de lama asfáltica e, assim que os cafés atingiram o teor de umidade ideal, foram acondicionados em galpão de armazenamento.

Após vinte dias armazenados, os cafés foram beneficiados e seguiram para classificação física, conforme padrões da Classificação Oficial Brasileira (COB). Depois desta etapa, ocorreu a torra dos cafés utilizando a metodologia Specialty Coffee Association (SCA), seguida da moagem e da análise da fragrância, do pó e do aroma mediante a colocação de água.

“Avaliamos aspectos como sabor, finalização, corpo, acidez, equilíbrio, uniformidade entre as xícaras, ausência de defeitos, doçura e impressão global. As notas somadas de cada atributo resultaram na nota final de cada café”, explicou o pesquisador.

Resultados
Concluiu que – pela classificação física – os cafés processados por via seca apresentaram menor número de defeitos comparados aos demais, sendo que as cultivares Paraíso e Mundo Novo se destacaram com menor número de defeitos. A classificação sensorial também atestou que a cultivar Topázio, para os métodos natural e descascado, e a cultivar Aranãs, com o método de processamento descascado, alcançaram o patamar de cafés especiais, que é acima de 80 pontos.

“Concluímos que o número de defeitos foi influenciado pela interação entre a cultivar e o método de processamento pós-colheita. Para a maioria das cultivares, o processamento natural foi o que apresentou menor número de grãos imperfeitos, favorecendo algumas cultivares, em detrimento de outras. Por outro lado, os métodos de processamento por via úmida foram mais adequados para a cultivar Paraíso. Já para a cultivar Topázio o método não influenciou no número de defeitos”, explicou o pesquisador.

As informações são da Ascom Inova Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures