ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa visa melhorar rentabilidade do cafeicultor em Garça (SP)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Uma pesquisa liderada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e realizada em Garça, no interior paulista, busca melhorar a rentabilidade do cafeicultor através da produtividade e qualidade de bebida.

Os pesquisadores buscam selecionar cultivares de café adaptadas às características de solo e clima da região do centro oeste do estado, que cultiva mais de 12 mil hectares de café e produz entre 600 mil a um milhão de sacas por safra.

Os estudos de seleção das cultivares de café mais adaptadas na região se iniciaram em 2013, em uma área de 1,8 hectare, financiada pelo Grupo Perez, instalada na Fazenda Recreio, no município de Vera Cruz. "O café é uma bebida apreciada no mundo todo, com elevada demanda. Apesar de existirem inúmeras cultivares plantadas comercialmente, é fundamental o estudo do comportamento desses genótipos para aumentar a lista de recomendação aos cafeicultores regionais", explica Adriana Novais Martins, pesquisadora da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Marília da APTA.

O projeto estuda 20 cultivares de café e o experimento é instalado com 23 tratamentos distintos para as plantas. A pesquisa avalia cultivares desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), instituição responsável pelo desenvolvimento de cultivares de café que estão em 90% das lavouras brasileiras, além de materiais desenvolvidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

A partir dessas avaliações, os pesquisadores esperam realizar análises fenológica, agronômica, produtiva e econômica das cultivares de café arábica em cultivo irrigado. De acordo com a pesquisadora da APTA, as cultivares também são avaliadas com relação à qualidade de grãos, bebida e análise de raiz. "Em posse dos resultados agronômicos, será realizada análise econômica e de rentabilidade comparando os materiais genéticos e determinando a viabilidade econômica para os sistemas produtivos regionais", explica Adriana.

Na região de Garça, no centro oeste paulista, predomina a cafeicultura, produção de pastagens, mandioca e amendoim. Ao todo, 430 famílias trabalham diretamente na produção de café na região, sendo que alguns produtores investem no café especial. "A região possui pequenas e médias propriedades. Um dos pontos relevantes é que a localidade possui selo de Identidade Geográfica para a cultura do café, o que agrega valor à produção. Cerca de 80% da safra tem destino certo, para os países da Europa", afirma Patrícia Helena Nogueira Turco, pesquisadora da APTA Regional.

A expectativa é que os estudos sejam finalizados em 2024, mas os primeiros resultados devem ser publicados em revistas científicas em 2021. Além da participação de pesquisadores da APTA Regional, que lideram o projeto, os estudos contam com a colaboração dos pesquisadores do IAC, Roberto Botelho Ferraz Branco e Oliveiro Guerreiro Filho, da bolsista do IAC, Massako Toma Bhaghini, e do pesquisador do Instituto Biológico (IB-APTA), Claudio Marcelo G. Oliveira.

As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures